O concelho de Monchique, no distrito de Faro, apresenta hoje risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.
Cinco concelhos do distrito de Faro estão hoje em risco muito elevado de incêndio, bem como outros 26 espalhados um pouco de norte a sul, mas, sobretudo, nas regiões do interior centro.
O mapa de Portugal está ainda 'pintado' a laranja e a amarelo, cores que revelam que estão sob risco elevado e moderado de incêndio, respetivamente, enquanto nove concelhos do litoral estão sob risco reduzido.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA e engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quinta-feira 81 incêndios, que foram combatidos por 1.551 operacionais, com o apoio de 420 veículos.
Para hoje, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado no litoral a partir do final da manhã, além de aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões do interior, em especial durante a tarde.
O vento fraco será em geral fraco, soprando moderado de noroeste no litoral em especial durante a tarde.
Pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior centro e pequena subida no litoral da região Norte.
As temperaturas máximas vão rondar os 22 graus Celsius no Porto, o que contrasta com os 36 esperados para Beja. Lisboa deverá chegar aos 28 e Faro aos 29. No Funchal são esperados 23 de máxima, enquanto em Angra do Heroísmo são esperados 22 e 24 em Santa Cruz.
Fonte: Lusa