INEM Pede Ajuda aos Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 8 de junho de 2015

INEM Pede Ajuda aos Bombeiros


O INEM, Instituto Nacional de Emergência Médica, reafirma o seu total empenhamento em manter o socorro e a emergência médica da população de Lisboa com qualidade, rapidez e eficiência.

Lisboa, 8 de junho de 2015

A indisponibilidade dos Técnicos de Emergência do INEM em fazer horas extraordinárias, e as faltas de presença, sem aviso prévio, nas bases e meios operacionais para que alguns desses Técnicos estavam escalados, durante o dia de hoje, levaram a que o Instituto Nacional de Emergência Médica procurasse, dentro do SIEM, Sistema Integrado de Emergência Médica, as soluções mais adequadas ao cumprimento da sua missão: garantir a prestação de cuidados de emergência médica.

Assim, e dentro deste quadro, solicitou o apoio de vários corpos de Bombeiros que disponibilizaram 75 meios de socorro e emergência médica que estão operacionais e prontos a serem acionados sempre que necessários, em acréscimos às 14 ambulâncias do INEM disponíveis e 8 VMER da área metropolitana de Lisboa e Margem Sul.

Esclarece-se que no nosso país existem um total de 42 VMER, 39 SIV, 56 AEM, 8 MEM, 275 postos PEM, 180 postos de reserva, 6 Helicópteros, 4 TIP e 39 Ambulâncias Não INEM, totalizando 649 meios de emergência médica num sistema redundante de apoio ao cidadão.

O INEM está a gerir todo o seu dispositivo no sentido de suprir faltas de recursos humanos, muitas delas imprevisíveis, na área dos Técnicos de Emergência.

O INEM pede à população de Lisboa que continue a confiar na Instituição, como sempre o fez, na certeza de que se procurará manter o socorro e a emergência médica no patamar, habitual, de grande qualidade.
Apesar da situação agora criada, o INEM consegue separar a maioria dos profissionais da Instituição de um grupo que insiste em tentar perturbar a confiança que os Portugueses podem e devem manter no sistema de emergência médica do nosso País.

O INEM informa ainda que, totalmente disponível para o diálogo, a tutela prevê reunir com o Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência, até à próxima sexta-feira.