Fanfarra dos Bombeiros Não Saiu na Procissão por Causa da Direcção e Não do Comandante - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Fanfarra dos Bombeiros Não Saiu na Procissão por Causa da Direcção e Não do Comandante


A fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila verde não saiu, ontem, com a procissão de santo António em protesto contra a Direcção da corporação, avança fonte ligada àquela estrutura. A decisão foi tomada, por uma "larguíssima maioria", no quartel, ontem, antes da procissão e com os principais responsáveis da fanfarra, Manuel Silva (Pousada) incluído, presentes. Esta tomada de posição surgiu depois da direcção ter organizado uma churrascada/sardinhada de Santo António, na passada sexta-feira, e, ao contrário do que é habitual, só convidou o corpo activo dos Bombeiros e “esqueceu-se” dos elementos da fanfarra.

«Na sexta-feira, os elementos da fanfarra chegaram para ensaiar umas crianças e depararam-se com alguns bombeiros e a direcção a comer e a beber. Nós não fomos convidados», dizem vários elementos ligados à fanfarra. Recorde-se que a fanfarra tem elementos do corpo activo mas, a grande maioria, ou são ex-bombeiros ou elementos externos à corporação. O mal-estar tomou conta dos elementos da fanfarra que decidiram, ontem, elementos do corpo activo incluídos, “boicotar” a presença na procissão. «Estou aqui há 10 anos e tal nunca tinha acontecido», referiu ainda um elemento da fanfarra. Convém ainda referir que está regulamentado que os bombeiros não podem marchar sem a presença da fanfarra. Foi, por isso, que cumprimento do que está estipulado que os próprios bombeiros não marcaram presença na procissão mesmo estando ao longo da avenida, fardados, a ver o cortejo religioso.

A desconsideração da direcção em relação à fanfarra «é incompreensível porque sempre que fazemos uma actuação paga o dinheiro é para os bombeiros e olhe que não são poucas as solicitações», referem ainda os mesmos elementos. A mensagem enviada através da central diz o seguinte: «convidam-se todos os elementos do quadro activo para uma churrascada a realizar na próxima sexta-feira, dia 12 de junho, pelas 10h no quartel de Vila Verde. Oferta da direcção».

Fonte: O Vilaverdense