Os Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios celebraram no passado dia 21 de Junho, o seu 92º aniversário, numa cerimónia durante a qual decorreu a bênção de uma nova viatura, apadrinhada pelo antigo comandante Manuel Luís Neves, e foram prestadas várias condecorações.
Na sua intervenção, Isaura Rocha, comandante da corporação, recusou-se a fazer reclamações ou pedidos, optando ao invés por "agradecer" a várias personalidades, à Câmara Municipal de Penafiel, à população, à fanfarra, à direcção e a todos os bombeiros, que "deixam as suas famílias e hobbies" para ajudar a "salvar vidas e bens".
Além disso, agradeceu os Equipamentos de Protecção Individual (EPI) e diverso material oferecidos pelos Bombeiros de Ursy, Suiça. A comandante explicou que tal resultou da agregação de duas corporações naquele país, tendo o material agora doado deixado de ser "necessário" para aqueles bombeiros.
Já Filomena Pereira, presidente da direcção dos Bombeiros de Entre-os-Rios, salientou que, apesar de não ter sido um ano "isento de dificuldades", a associação continuou a investir nas "necessidades de fundo mais prementes", frisando que se manteve o "mesmo volume de serviços", mas agora "mais variados e exigentes".
José Miranda, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, sublinhou os 92 anos de "dedicação e entrega" dos Bombeiros de Entre-os-Rios, como uma "prova" de que estão em serviço "apenas pelas pessoas".
Rodrigo Lopes, vereador com o Pelouro da Protecção Civil da Câmara de Penafiel, aproveitou a ocasião para assegurar que a entrega dos EPI, no âmbito de um protocolo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, decorrerá "muito em breve, ainda esta semana ou na próxima semana".
No decorrer da sessão solene, prestaram juramento três novas bombeiras. Foram atribuídas três medalhas de assiduidade por cinco anos de serviço, três medalhas Grau Ouro por 20 anos de serviço e três medalhas de Serviços Distintos Grau Cobre, tendo sido também entregue uma lembrança de agradecimento a dois elementos da fanfarra.
Direcção e Comando homenagearam ainda Manuel Luís Neves, que comandou a corporação entre 2001 e 2013, com o descerramento de um quadro com a sua fotografia.
Fonte: A Verdade
Fotos: Vida de Bombeiro
Fonte: A Verdade
Fotos: Vida de Bombeiro