Dois trabalhadores sofreram ontem queimaduras graves devido a uma descarga elétrica, num parque eólico situado junto à Raposeira, no concelho de Vila do Bispo.
As vítimas tiveram de ser retiradas de helicóptero. Os homens, na casa dos 40 anos, estavam a fazer trabalhos de manutenção numa torre eólica quando se deu uma explosão no quadro elétrico. Um dos trabalhadores acabou mesmo por ser projetado.
"Os dois estavam conscientes, mas um tinha 80% da aérea corporal queimada e o outro 70%. Apresentavam queimaduras de segundo e terceiro graus e foi preciso entubá-los. Em ambos os casos, a gravidade aumenta porque foram atingidas as vias aéreas", conta Sónia Prata, dos Bombeiros de Vila do Bispo.
Um helicóptero do INEM aterrou no campo de futebol de Vila do Bispo para recolher um dos queimados, que depois foi levado para o Centro Hospitalar de Coimbra. O outro trabalhador foi de ambulância até ao Hospital de Portimão. Depois de estabilizado, foi também transportado de helicóptero, neste caso para Santa Maria (Lisboa). O acidente motivou ainda um fogo no pasto em redor da torre eólica. "Conseguimos dominá- -lo rapidamente", refere o bombeiro Telmo Martins.
As causas do acidente de trabalho estão a ser investigadas.
Fonte: CM