Como foi Possível Chegar até Aqui? - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Como foi Possível Chegar até Aqui?


Às vezes, perguntam-me do porquê do sucesso da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Dafundo. Como foi possível esta caminhada com mais de 100 anos, em que: de corporação firme na defesa de vidas e bens, mas com poucos meios e com quartéis miseráveis, nos tornámos num exemplo a todos os níveis.

Perguntam-me como chegámos ao nível de operacionalidade que apresentamos hoje. Como conseguimos comprar a frota que comprámos? Como é que ainda conseguimos adquirir viaturas para o Museu Automóvel? Como é que conseguimos ampliar o nosso quartel (com receitas próprias e sem subsídios para esse efeito)? Como é que conseguimos mantê-lo sempre impecavelmente limpo e conservado? Como é que em tempos de crise, nunca deixámos de pagar salários a tempo e horas? Como é que mantemos toda a corporação impecavelmente equipada, fardada, motivada? Como é que "isto", como é que "aquilo"?

O segredo passa como sempre digo, por uma administração financeira equilibrada onde prima a honestidade; por uma massa associativa que confia nos seus protagonistas que a ela dedicam o seu tempo com amor e sentido de missão e sem dúvida por uma grande amizade que existe em todos nós.
Olho para trás e sem dúvida que pelo menos na segunda metade deste século de existência que já levamos, se destacam incontestavelmente duas personalidades:

Comandante Armando Cardoso Soares (meu Pai, do qual tenho muitas saudades) e Comandante Carlos Jaime Fonseca Santos (para todos os efeitos: meu irmão, não de sangue mas da vida!).

Sorte a minha de ter aprendido com o primeiro e de ter a oportunidade de colocar em prática muitos desses ensinamentos desde há seis anos com o segundo, (que também com ele muito aprendeu e fez uma equipa de sonho), sendo que a mim também muito me ensina e com o qual partilho uma sólida amizade, partilha de conhecimentos e respeito institucional, como em poucas, raras casas conheço. A confiança é total e de ambas as partes.

Querem saber outro dos segredos? Sem dúvida: "SORRIR PARA A VIDA, AO INVÉS DE ESPERAR QUE A VIDA NOS SORRIA". Se ainda não tentaram, experimentem! É que a vida passa rápido. Nos bombeiros: bem o sabemos. Abraço.
___
Armando Cardoso Soares
Presidente