Bombeiros e Voluntários Unem Esforços para Prevenir Incêndios - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Bombeiros e Voluntários Unem Esforços para Prevenir Incêndios


Três corporações de bombeiros e dezenas de voluntários de diversas entidades participam, de 01 de julho e 30 de setembro, na operação de prevenção de incêndios na zona de paisagem protegida da arriba fóssil de Almada, hoje apresentada.

"Durante este período em que decorre a operação `Floresta Segura, Floresta Verde 2015´, os bombeiros têm meios posicionados no terreno com capacidade de intervenção na zona de paisagem protegida da arribafóssil ", disse à Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal, Rui Jorge Martins.

"Há um pré-posicionamento das corporações de bombeiros voluntários do concelho de Almada que permite que, em qualquer situação de ignição, exista uma resposta pronta e imediata em toda a fase Charlie, que decorre de 01 de junho a 30 de setembro", acrescentou.

De acordo com o autarca de Almada, além do envolvimento de três corporações de bombeiros - Almada, Cacilhas e Trafaria - e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, a operação `Floresta Segura, Floresta Verde 2015´ conta com a participação de dezenas de voluntários de diversas entidades do concelho, designadamente de um colégio, do Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação e da Associação de Comandos.

"É uma operação que tem resultado muito bem, atendendo a que Almada é um dos concelhos do distrito de Setúbal com menos área ardida - apenas dois hectares no ano passado", disse Rui Jorge Martins, salientando que todos os dias "há pelos seis ou sete voluntários a participarem em ações de vigilância".

A operação `Floresta Segura, Floresta Verde 2015´ realizou-se pela primeira vez em 2001, depois de um grande incêndio florestal que ocorreu em 2000, na zona florestal de Almada.

Fonte: Lusa