Os Bombeiros Voluntários de Ermesinde assinalaram, no domingo, o 94.º aniversário, numa cerimónia que ficou marcada pela bênção de um novo autotanque, uma viatura comparticipada em seis mil euros pela Junta de Freguesia de Alfena e que foi totalmente recuperada por quatro elementos da corporação de voluntários.
Com a presença do secretário de Estado da Administração Interna lançaram-se apelos para que a corporação possa ser contemplada com uma nova viatura de combate a incêndios florestais.
A corporação que serve as cidades de Ermesinde e Alfena, num total aproximado de 100 mil cidadãos, segundo explicaram o presidente da Associação Humanitária, Jorge Videira, e o comandante dos Bombeiros de Ermesinde, Carlos Teixeira, tem apenas uma viatura de combate a incêndios florestais e já tem mais de 30 anos de utilização efectiva.
Os responsáveis aproveitaram a presença de João Almeida, secretário de Estado da Administração Interna, para lembrar que Ermesinde está num "concelho de alto risco e tem apenas uma viatura de combate a incêndios florestais", apelando ao apoio superior para a aquisição de uma nova viatura, através da candidatura a fundos europeus do Programa 2020.
Jorge Videira e Carlos Teixeira sublinharam ainda as crescentes dificuldades que as corporações de bombeiros, incluindo a de Ermesinde têm passado, designadamente ao nível do decréscimo das receitas e do número de associados, facto que retira capacidade económica.
Também o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, apontou as dificuldades e os desafios que se enfrentam diariamente no concelho, tendo em conta o alto risco que atravessa seja por ter serras e rios, uma grande mancha florestal ou por ser atravessado por três autoestradas. A João Almeida o autarca pediu um olhar atento sobre o concelho de Valongo para ver as falhas que existem ainda nas corporações de bombeiros. "Não será difícil justificar o investimento para as necessidades existentes, já que estamos na linha da frente, num concelho com risco máximo", sublinhou.
O secretário de Estado, que por estar numa das suas últimas cerimónias públicas antes das eleições legislativas, fez uma intervenção genérica, explicando no entanto que os fundos comunitários disponíveis no programa 2020 deverão ser a resposta para as necessidades das corporações de Ermesinde e de Valongo.
Leonel Alves nomeado adjunto do Comando
Em dia de aniversário foi também dia de colocar as insígnias ao novo adjunto do Comando. Com apenas 33 anos Leonel Alves tem já um longo currículo de soldado da paz. O percurso iniciou-se em 1998 como cadete nos Bombeiros de Ermesinde, tendo passado a integrar o corpo da Areosa/Rio Tinto em 2005. Em 2007 seguiu em missão com a GNR para Timor na equipa médica do INEM. Regressou em 2014 aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde onde agora terá a responsabilidade de ser adjunto do Comando.
Fonte: Verdadeiro Olhar

