Valongo: Dia Municipal da Protecção Civil Mostrou Meios de Socorro - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Valongo: Dia Municipal da Protecção Civil Mostrou Meios de Socorro

Porque a Protecção Civil é mais do que o pronto socorro às populações, a Câmara Municipal de Valongo decidiu assinalar, este ano pela primeira vez, o Dia Municipal da Protecção Civil. 

Durante dois dias a população pôde contactar de perto e observar a actuação dos vários agentes da Protecção Civil que actuam no concelho de Valongo.

As várias forças de segurança e socorro juntaram-se no Parque Urbano de Ermesinde durante dois dias, num programa que juntou também centenas de crianças do primeiro ciclo das escolas da freguesia de Ermesinde. Ao longo dos dois dias houve, por exemplo, demonstrações dos grupos operacionais cinotécnicos da Unidade Especial da Polícia da PSP e da equipa cinotécnica pelo Destacamento de Intervenção do Comando do Porto da GNR. 

Para além destas demonstrações, houve ainda a realização de diversos exercícios pelos bombeiros voluntários de Ermesinde e Valongo, bem como de equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica. O programa incluiu ainda um baptismo de mergulho nas Piscinas de Ermesinde, uma exposição de meios e um desfile dos mesmos pela cidade de Ermesinde.

Com o Fórum Cultural de Ermesinde cheio de crianças das escolas da freguesia de Ermesinde e de vários utentes do Programa de Acção Sénior (PAS) da autarquia, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, explicou a razão de ter decidido assinalar o Dia Municipal da Protecção Civil, realçando que esta "é mais do que os bombeiros". "Os bombeiros são importantes, mas Protecção Civil é mais do que combater incêndios ou abrir portas. É a vida que temos no dia a dia", disse, explicando que todos os dias estamos perante riscos naturais, riscos humanos, catástrofes. 

"Mais importante que o socorro ao acidente é a sua prevenção", acrescentou, não esquecendo de realçar o facto do concelho ser um dos que está naturalmente numa zona de grande risco, tendo em conta a grande mancha florestal existente em Valongo. Por isso, para além da importante colaboração das várias entidades que compõe a Protecção Civil para o autarca é igualmente fundamental ter a população como aliada.

Nesta primeira comemoração do Dia Municipal da Protecção Civil estiveram presenças entidades como a Autoridade Nacional da Protecção Civil, PSP, GNR, INEM, as corporações de bombeiros de Ermesinde e Valongo, Exército e administração do Centro Hospitalar de S. João, do qual faz parte o Hospital de Valongo. 

Fonte: Verdadeiro Olhar