Um simulacro de acidente, com um autocarro que transportava oito passageiros, realizou-se esta
tarde, na Praça D. Sancho II, em Elvas, no âmbito das comemorações do 86º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas.
tarde, na Praça D. Sancho II, em Elvas, no âmbito das comemorações do 86º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas.
A iniciativa envolveu vários elementos da corporação elvense, que fezDESLOCARpara o local o veículo de desencarceramento, ambulâncias, INEM e o veículo de comando.
“Um simulacro não é só para simular uma situação real mas também paraAVALIAR as capacidades dos nossos bombeiros em dar resposta a estas ocorrências”, referiu Tiago Bugio, comandante dos bombeiros de Elvas.
“Um acidente multi vítimas é menos comum na nossa região mas, ao mesmo tempo, é muito propício que ele possaACONTECER por estarmos perto daESTRADA Nacional (EN) 4, da A6 e pelo facto de Elvas ser Património Mundial eRECEBER com frequência vários autocarros de turistas”, salientou.
João Bugio, presidente da associação humanitária, garantiu que “as atividades de hoje têm como objetivoPARTILHAR a festa de aniversário com a população mostrando-lhe tudo o que a corporação tem porque as viaturas não são dos bombeiros, são da população”.
“Nós, ao longo da nossa permanência na direção dos bombeiros, temos apostado muito na formação e é isso que este simulacroPRETENDE, dar aos nossos bombeiros mais um exercício de formação. Nos últimos tempos temos tido muitos gastos com formação para os nossos elementos mas ainda bem que o fazemos pois assim eles podem prestar um bom serviço à população”, referiu João Bugio.
Nas atividades de hoje, a Associação Humanitária contou com “o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP), durante o desfile e da Rodoviária na cedência do autocarro para a realização do simulacro e por isso deixamos aqui o nosso agradecimento”, conclui o presidente.
Fonte: Radio Elvas

