O exercício é organizado em parceria com os Serviços Municipais de Proteção Civil de todos os concelhos da ilha de São Miguel e tem como principal objetivo treinar a estrutura operacional das diferentes entidades com responsabilidade em matéria de proteção civil, tendo por base os princípios do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e no âmbito de uma intervenção em caso de situações meteorológicas adversas.
De salientar que estarão envolvidos, na resposta às situações criadas durante o Livex os serviços municipais de Proteção Civil, as corporações de bombeiros voluntários de toda a ilha e todas as entidades representadas nas respetivas comissões municipais de proteção civil.
O “Touro 152” visa testar os Planos Municipais de Emergência dos concelhos envolvidos e o sistema de notificações automáticas do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, além de treinar os efetivos dos corpos de bombeiros da Ilha de São Miguel, os operacionais do SRPCBA e as entidades envolvidas, além da resposta dos diferentes agentes de proteção civil na resposta a situações climatéricas adversas.
O cenário escolhido pela Proteção Civil dos Açores para o exercício acima mencionado será a passagem de um furacão pelo Grupo Oriental, o qual terá maior incidência na costa sul da Ilha de São Miguel, causando estragos diversos.
O exercício terá a duração de 48 horas e serão simulados pedidos de socorro de vários cidadãos, estradas obstruídas e muitos outros acidentes em consequência da passagem do furacão.
Fonte: CMPD