Seis Portugueses Resgatados no Mar da Bretanha - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Seis Portugueses Resgatados no Mar da Bretanha

Nove tripulantes de um embarcação de pesca, entre os quais seis portugueses, foram resgatados na madrugada desta quarta-feira ao largo de Penmarch, na Bretanha, depois da embarcação em que seguiam enfrentar dificuldades, com significativa quantidade de água a bordo.

O pesqueiro GE-MI-NA, uma embarcação de 21 metros matriculada na capitania de Bayonne deu o alerta, recebido pelo centro de operacional de vigilância e salvamento de Etel, cerca das 21 horas locais (20:00 de terça-feira em Lisboa), quando navegava a 160 milhas (cerca de 300 km) ao largo de Penmarch (Finisterra).

Os tripulantes (seis portugueses, dois espanhóis e um francês) foram socorridos por meios aéreos e marítimos  - um helicópetro Caiman da marinha francesa e outro (EC 225) da polícia marítima espanhola, que partiu de La Coruña, além de um Falcon que foi mobilizado para guiar os helicópetros.
Seis elementos da tripulação foram resgatados pelos meios aéreos, enquanto os restantes três - que já estavam num bote salva-vidas - acabaram por ser resgatados por um navio mercante da MSC Japan que, alertado, se tinha aproximado do local do incidente.

Dos tripulantes portugueses, cinco foram evacuados para a base aeronaval de Lanvéoc Pulmic, enquanto o sexto foi recolhido pelo helicópetro espanhol.

Os nove acidentados encontram-se sãos e salvos, indicaram as autoridades francesas.

Fonte: Diário Digital