Acidente aconteceu em Barcelos, na freguesia de Fornelos. Era o primeiro dia de trabalho.
Um jovem com 19 anos de idade permanece em estado considerado “crÃtico” depois de ter sido atingido, ao final desta tarde de quarta-feira, dia 27, por um pinheiro de grandes dimensões na cabeça e zona costal na freguesia de Fornelos, concelho de Barcelos. Era o primeiro dia que o jovem, que fazia diferente tipos de jornadas laborais, experimentava ser madeireiro.
Tudo terá acontecido pouco depois das 18h00. O jovem, que será residente na freguesia de Chavão, também concelho de Barcelos, estava juntamente com madeireiro numa bouça a cortar eucaliptos, numa zona comACESSO pela Rua de Santa Comba e junto ao Lugar Aldeia de Baixo.
Durante o corte de um eucalipto de grandes dimensões, e no processo da queda, a árvore tocou num pinheiro que por sua vez arrastou outro para o chão.
Este “efeito dominó” surpreendeu o jovem – é dado como desconhecido oficialmente – que foi atingido, pelas costas, pelo pinheiro. A cabeça e zona da clavÃcula foram atingidas. Os ossos parential e frontal abriram, assim como a vÃtima ficou com um fratura exposta na zona do ombro. Também o pescoço terá “torcido” face ao embate da árvore.
O madeireiro, ao ver aquele cenário, alertou logo o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) que acionou os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação estacionada no Hospital de Barcelos.
O alegado patrão correu dois quilómetros a pé para orientar, junto à Igreja de Fornelos, os meios de socorro diretamente para a bouça onde a vÃtima permanecia inconsciente. Depois de estabilizado, e já com a sala de trauma do Hospital de Braga à espera da receção da vÃtima, este foi levado na ambulância dos Bombeiros de Barcelinhos em estado “muito grave”. A GNR de Barcelos tomou conta da ocorrência.
Fonte: Braga Noticias