Prevenção de Fogos Florestais Ineficaz em Portugal - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Prevenção de Fogos Florestais Ineficaz em Portugal


O comandante dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, Coimbra, Fernando Gonçalves, denunciou esta quinta-feira, em Bruxelas, que em Portugal a prevenção dos incêndios florestais não funciona, defendendo planeamento a longo prazo e maior investimento neste pilar do combate a fogos. 

"Temos que gastar mais dinheiro na prevenção do que no combate, temos que perceber que a prevenção tem que ser feita, não é de um ano para o outro - tem alguns anos, para depois o combate ser feito como nos outros países, com mais eficácia", disse Fernando Gonçalves, à Lusa. 

O comandante dos Voluntários de Condeixa, que é também formador de bombeiros, defendeu o regresso ao modelo da vigilância por guardas-florestais, entre outras medidas. 

"Falta voltar aos guardas-florestais que havia antigamente, alguém que conheça a floresta todo o ano, fazer queimas controladas durante o inverno, faixas de contenção, tratar de toda a biomassa para que no verão", considerou.  

O responsável alertou ainda para o problema de a GNR não atuar para impor o cumprimento da legislação que obriga a que as matas estejam todas limpas num raio de 100 metros das aldeias, o que obriga os bombeiros a dar prioridade à proteção das casas em vez de fazerem o combate ao incêndio na floresta.

Fonte: CM