O Presidente dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos venceu o Prémio Dirigente Associativo 2014, promovido pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
A decisão foi tornada pública esta semana, depois do júri da Liga considerar que José Arlindo Costa reunia as condições para ser reconhecido pelo trabalho efectuado ao longo dos últimos anos e que culminou este ano com a construção do novo quartel.
José Arlindo é actualmente Presidente dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, desde Outubro de 2011, tendo iniciado a sua atividade de forma oficial junto da Direção desde 1995, onde começou por Vogal, passando a Vice-Presidente em 1997 e tendo sido eleito Presidente há 4 anos.
O 1º mandato de José Costa teve como grande objetivo o reforço das finanças para dar aos Bombeiros uma base mais sólida.
As mudanças implementadas pelos mandatos de José Costa, pouco a pouco, vieram melhorar a estrutura, com o apoio do comando liderado por José Beleza em perfeita sintonia. As sucessivas mudanças implementadas, tornaram os Bombeiros de Barcelinhos mais profissionais, mais organizados, mais bem equipados e preparados para servir as comunidades.
Neste sentido, foi estabelecida a meta de percorrer todas as casas das 89 freguesias do concelho de Barcelos para ampliar o número de sócios e dar a conhecer a causa dos Bombeiros.
O Objectivo foi cumprido a 31 de Dezembro de 2014 com o espectacular número de 28.000 mil sócios.
Já no 2º mandato, os Bombeiros de Barcelinhos tornaram-se na Associação com maior número de tripulantes de socorro do país.
Nos últimos 4 anos, 6 novos carros foram adquiridos para aumentar a frota dos Bombeiros.
A construção do novo quartel
A última vitória conseguida com o novo quartel, vem dar azo ao antigo sonho de dar umas instalações dignas de trabalho ao corpo activo que diariamente se defronta com problemas de espaço e comodidade.
O sonho está praticamente cumprido. As obras estão a andar a bom rumo e o novo quartel será inaugurado este ano, cumprindo o plano estabelecido.
José Arlindo Costa é filho de António José da Costa, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, e Maria Júlia Gomes Nascimento. Nasceu junto ao actual quartel dos Bombeiros e tem vários familiares com cargos de responsabilidade na Associação, nomeadamente o irmão, um sobrinho e cunhado.
A distinção será entregue dia 24 de Maio, Domingo, na cidade de Bragança, nas comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, pela Ministra da Administração Interna.
Fonte: Correio do Minho
