Mensagem ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2015 - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Mensagem ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2015


Inicia-se hoje, 15 de maio, a Fase Bravo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.

A Diretiva Operacional Nacional prevê um empenhamento permanente de um vasto conjunto de forças operacionais unidas numa nobre e distinta missão pública, onde os princípios e os valores institucionais se entrelaçam e reforçam mutuamente, para, com dedicação, grande empenho e esforço conjunto, conseguirmos alcançar os nossos propósitos comuns.

O DECIF tem demonstrado, ano após ano, capacidades acrescidas de intervenção que honram todos aqueles que o integram e dignificam a nobre missão pública de que estamos incumbidos – a salvaguarda de pessoas e bens que sazonalmente são afetadas pelo flagelo dos incêndios florestais.

O principal objetivo do DECIF é a total e permanente segurança das forças operacionais. Para isso, importa que todos sejamos responsáveis pelas nossas ações e que atuemos de acordo com as normas de segurança que regulam o cumprimento das nossas missões. Só assim é possível assegurar que cá iremos estar todos em Outubro – no final desta época de incêndios florestais – para fazermos o balanço de mais um DECIF.

A todos os agentes de proteção civil e entidades com dever especial de colaboração que integram o DECIF, bem como a todos os cidadãos, quero deixar uma mensagem de enorme confiança nas capacidades e competências de todos, acreditando que o empenhamento coletivo irá prevalecer sempre sobre todo e qualquer constrangimento imprevisível que esteja associado às múltiplas variáveis que tornam a nossa missão frequentemente mais imprevisível e difícil.

Faço votos de que os superiores valores que a todos nos norteiam se reflitam na nossa ação e determinação, de modo a podermos corresponder ao que de nós esperam, com elevado espírito de sacrifício, perseverança, altruísmo e solidariedade consoante as missões que nos forem confiadas.

“O sucesso de todos depende de cada um de vós”

Maio de 2015

O Comandante Operacional Nacional

José Manuel Moura