INEM: Balanço Positivo da “OPERAÇÃO FÁTIMA 2015” - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 19 de maio de 2015

INEM: Balanço Positivo da “OPERAÇÃO FÁTIMA 2015”


Tendo já analisado os resultados da chamada “Operação Fátima 2015”, que decorreu entre 11 e 13 de maio, em Fátima, e que envolveu o maior dispositivo de sempre da Instituição naquelas festividades religiosas, o INEM considera que a prestação dos profissionais e a logística implementada foram capazes de satisfazer com sucesso, competência, rapidez e eficiência, todas as solicitações.

Ao longo da “Operação Fátima 2015” foram efetuados 57 transportes primários e 6 transportes secundários. Quanto aos acionamentos de meios próprios, o INEM registou 18 acionamentos de Meios de Suporte Imediato de Vida e 18 acionamentos de Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER). No entanto, o total de acionamentos (todos os meios) foi de 87.
Apenas dois doentes tiveram necessidade de acompanhamento médico para os hospitais de destino que foram os de Abrantes e Leiria.

Recorde-se que o INEM montou um Hospital de Campanha e um Posto Médico Avançado, com operacionalidade de 24 horas. O dispositivo ali estacionado incluiu duas VMER bem como 4 Motos de Emergência Médica.

Em permanência média diária estiveram 11 Médicos, 12 Enfermeiros, 9 Técnicos de Emergência, 3 Técnicos Operadores de Telecomunicações de Emergência, 2 Psicólogos e 2 Radiologistas, garantindo todas as atividades de Saúde, em ambiente pré-hospitalar, triagem, evacuações primárias e secundárias e a referenciação e transporte para as unidades de saúde mais adequadas de qualquer situação de emergência médica.

A atividade registada, a metodologia seguida e a implementação estratégica da operação, tiveram ainda o envolvimento de 5 elementos do Gabinete de Logística e Operações, Técnicos de Informática e um Coordenador.

Esta “Operação Fátima 2015” foi o primeiro ensaio para o que poderá vir a ser toda a estrutura humana e material do INEM, na visita do Papa Francisco a Fátima, que está já agendada para 2017.