O presidente da Associação dos Bombeiros Profissionais afirma à TSF que o dispositivo está a postos para o combate aos fogos, mas, mais uma vez, a prevenção ficou aquém das expectativas.
Na véspera de arrancar a fase que antecede a chamada "época alta dos fogos florestais, Fernando Curto, presidente da Associação dos Bombeiros Profissionais, alerta para falhas na prevenção dos incêndios. O responsável alerta também para as verbas pagas aos voluntários, que todos os anos se juntam aos bombeiros profissionais para combater as chamas, classificando-as de "vergonhosas".
Contactado também pela TSF, o presidente da Liga dos Bombeiros considera que Portugal é dos países mais bem preparados do mundo para enfrentar os incêndios florestais, mas, mesmo assim, há fatores de alto risco que podem escapar ao trabalho experimentado dos bombeiros.
Jaime Marta Soares elogia também a decisão das autarquias algarvias que, este ano, decidiram pagar aos bombeiros uma diária de 60 euros. O presidente da Liga só lamenta que esta decisão não seja partilhada por todos os municipíos .
Fonte: TSF