A GNR está a ir às igrejas para sensibilizar pessoas de todas as idades contra os incêndios e reduzir o número de ocorrências, uma iniciativa que, em Vila Real, conta com a ajuda dos bombeiros e autarquia.
As operações lançadas pela Guarda Nacional Republicana, 'Ignição zero' e 'Floresta segura', decorrem até 14 de maio, um dia antes da entrada em vigor da fase Bravo de combate a incêndios florestais, a segunda mais crítica. Os militares estão a contactar diretamente as populações, passar por escolas, juntas de freguesia e também igrejas, sempre a insistir na mensagem de que é preciso "ter o máximo de cuidado quando se utiliza o fogo".
Para conseguir chegar ao maior número de pessoas, a GNR pediu a colaboração da igreja e, no final de algumas celebrações religiosas, os guardas sobem ao ambão, o local de onde se fazem as leituras, para alertarem para a problemática dos incêndios florestais.
Fonte: CM