Uma mulher de 33 anos, mãe de duas crianças, de seis e dez anos, deu ontem à luz um menino na casa de banho do café onde trabalha, em Garfe, Póvoa de Lanhoso.
Aos bombeiros que foram chamados para uma "indisposição geral", a mulher disse desconhecer que estava grávida. Mãe e bebé estão internados no Hospital de Braga e estão ambos bem de saúde. "Fomos chamados para uma senhora que se estava a sentir mal e quando chegámos encontrámos na casa de banho de um café uma senhora sentada no chão com um bebé ao colo", contou ao CM, ainda surpreendida, Alexandrina Vieira, dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso.
Alexandrina, que estava acompanhada pelo bombeiro Sérgio Silva, preocupou-se de imediato em avaliar o estado do bebé, enquanto o colega ligou ao INEM a pedir apoio da VMER. "Vimos que o bebé estava bem, porque chorava muito. Só tivemos de o aquecer e mantê-lo confortável até à chegada da equipa médica", contou a bombeira. A mulher, funcionária do café onde aconteceu o parto, disse aos bombeiros que não sabia que estava grávida.
A equipa de socorro encontrou-a assustada. "Estava com o bebé ao colo, muito assustada e surpreendida, com medo que o bebé não estivesse bem", contou Alexandrina Vieira. O facto de a mulher ser obesa pode ter ajudado a dissimular a gravidez. Contou à equipa de socorro que não teve qualquer sintoma e que nunca deixou de ter o período menstrual. Este foi o primeiro parto assistido pelos dois bombeiros. Ontem tiveram a oportunidade de cortar o cordão umbilical ao menino que tinha acabado de nascer.
"Foi uma sensação estranha. Não nos tínhamos preparado para a possibilidade de ver um parto", confessou Sérgio Silva.
Fonte: CM