Elvas: Bombeiros Recebem Equipamentos em Dia de Aniversário - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 10 de maio de 2015

Elvas: Bombeiros Recebem Equipamentos em Dia de Aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas assinalou este domingo, dia 10, 86 anos de existência.

Em dia de aniversário, as comemorações tiveram início pelas 9 da manhã, com o hastear da bandeira, no quartel da corporação, seguida da cerimónia de promoção de alguns elementos: 

Joaquim Pimentão foi promovido a Sub-Chefe; Bruno Nunes, Rui Reis, Ana Santos, Rodrigo Grilo, Cláudia Cordeiro, Jorge Silveirinha, Ricardo Aureliano, José Ramalho e Alexandra Ferreira, passaram a bombeiros de 2ª e Ricardo Pastor, Igor Caldeira, André Malha, João Artilheiro, Amadeu Martins, Taline Azevedo, Carina Ferreira e Hugo Roldão, passaram de estagiários a bombeiros de 3ª categoria.

Depois das cerimónias realizadas no quartel, os soldados da paz rumaram ao cemitério de Elvas onde foi prestada homenagem aos bombeiros já falecidos, seguindo-se uma missa e bênção de viaturas na igreja de Santa Luzia.

As comemorações terminaram com um almoço convívio onde bombeiros, famílias, entidades convidadas e membros da direção festejaram mais um ano de vida da associação.

João Bugio, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, considera “positivo o último pois conseguimos ampliar o parque automóvel e o efetivo de pessoal de modo a podermos oferecer às pessoas o serviço de excelência que desejamos”.

“No entanto, não estamos satisfeitos. Há carências que temos que resolver, nomeadamente a construção de uma garagem maior para o parque de viaturas pois não queremos que elas estejam expostas às diversas condições meteorológicas. Paralelamente, vamos ter que resolver a situação da viatura de combate a incêndios urbanos. Nós já a adquirimos, custou 30 mil euros, mas faltam 150 mil euros para adquirir o seu carroçamento”, sublinhou.

Em dia de aniversário, a associação recebeu “não completos, mas cerca de 20 fatos de combate a incêndios (na foto à esquerda) para os elementos que combatem as chamas. Estes fatos foram entregues pela Câmara Municipal de Elvas e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) ”, garantiu João Bugio.

O presidente destacou ainda o projeto “Bombeiro Ombro Amigo, lançado pela associação este ano e que conta já com “quatro médicos, quatro enfermeiros, uma assistente social, uma psicóloga e 16 voluntários. É de facto um programa ambicioso e que vamos tentar consolidar porque as verbas são escassas”.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, também marcou presença neste almoço e “destacou o facto de a associação ter apostado muito na formação dos elementos e no reforço da sua frota automóvel, em conjunto com a câmara”.

“Neste aniversário, é bom ver que as famílias e os amigos da corporação também marcam presença e eu acho que toda a população devia reconhecer que os bombeiros estão organizados e que se precisarmos da sua atuação eles têm os meios necessários ao dispor”, salientou.

Nuno Mocinha deixa “um apelo à população para que não se lembre dos bombeiros apenas quando precisa. Nós devemos nos lembrar dos bombeiros ao longo de toda a vida e esperar que nunca precisemos da sua ajuda”.

Belo Costa, comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), do distrito de Portalegre felicitou a “associação por ter sabido manter, ao longo de 86 anos, esta vontade de servir a população. Foi com muito gosto que eu dei os parabéns ao presidente da associação (João Bugio), quer pela sua dinâmica, quer pelo corpo de bombeiros que a corporação tem”.

Fonte: Radio Elvas