Um despiste de um automóvel ligeiro no IC2, em Cernache, Coimbra, causou a morte a cinco peregrinos que se dirigiam para Fátima, na madrugada deste sábado.
As vítimas faziam parte de um grupo de 80 peregrinos vindo da zona de Mortágua, quando, pelas 4 horas, foram atingidas por um automóvel.
As vítimas mortais têm idades compreendidas entre os 17 e os 50 anos de idade. Dois escuteiros com 17 e 18 anos estão entre os mortos.
Seis doentes deram entrada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, mas um - de 17 anos - acabou por morrer, informou o Gabinete de Comunicação da instituição. Atualmente, estão quatro doentes nos Hospitais da Universidade de Coimbra e um no Pediátrico.
Entre os feridos encontram-se dois homens, de 64 e 71 anos, politraumatizados e clinicamente estáveis, e uma mulher, de 23 anos, com fraturas nos membros inferiores e num membro superior, segundo a mesma fonte. Um menor, de 16 anos, também está clinicamente estável.
Um dos feridos é o condutor do automóvel.
O acidente ocorreu no sentido Sul/Norte, ao quilómetro 178,8. Os peregrinos seguiam a pé no mesmo sentido, mas na faixa contrária.
Após o acidente, os cerca de 70 peregrinos que faziam parte do grupo foram encaminhados para quartel dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, onde estão a ser acompanhados por psicólogos sda autarquia e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
No local, estiveram os Bombeiros Sapadores de Coimbra, os Bombeiros Voluntários de Condeixa, o INEM e a GNR, num total de 51 elementos, apoiados por 22 viaturas.
Fonte: JN