Uma massa de ar quente oriunda do Norte de Africa vai fazer subir as temperaturas máximas que podem variar entre os 30 e os 35 graus.
As previsões meteorológicas para os próximos dias levaram a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a emitir um aviso à população.
A massa de ar quente oriunda do Norte de Africa irá provocar, a partir de sábado, temperaturas máximas que podem variar entre os 30 e os 35 graus.
No aviso, emitido esta tarde, são recomendados cuidados especiais para os efeitos do calor, nomeadamente junto dos grupos mais vulneráveis, como os idosos, as crianças, os sem-abrigo e os doentes crónicos.
Os peregrinos e participantes nas comemorações do 13 de Maio, em Fátima, são aconselhados a adoptarem medidas de autoprotecção.
De acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, no sábado prevê-se uma subida ligeira das temperaturas, embora nalguns pontos do país já seja da ordem dos quatro ou cinco graus em relação a hoje. "A subida mais significativa será no domingo e novamente na segunda-feira, dia em que estamos a prever valores na ordem dos 30 a 35 graus essencialmente nas regiões do Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e também em alguns pontos do litoral norte e centro. Nas regiões mais junto ao mar serão ligeiramente inferiores", explicou.
Na mesma nota, a ANPC refere que nos próximos dias há "condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais", tendo em conta o tempo seco e vento moderado.
O perigo de incêndio florestal poderá atingir valores extremos, sobretudo nos distritos a Sul do Tejo. Com estas condições estão proibidas todas as actividades profissionais e de lazer que utilizem fogo: não é permitido realizar queimadas nem fogueiras, queimar matos cortados e amontoados, lançar foguetes e fumar ou fazer lume nos espaços florestais, nem pode ser feita a utilização de equipamentos de queima e de combustão.
O calor convida a ir até à praia ou passar mais tempo ao ar livre. Mas há cuidados que não devem ser esquecidos.
Fonte: Renascença
