Buscas sem Sinal de Homem que Desapareceu no Gerês - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 10 de maio de 2015

Buscas sem Sinal de Homem que Desapareceu no Gerês

Um homem com cerca de 30 anos está desaparecido na ribeira de Cabril, em Montalegre, depois de ter caído à água enquanto praticava "canyoning". As buscas foram retomadas este domingo de manhã, com reforço de meios dos bombeiros e da GNR.

Desde que o alerta de um colega da vítima chegou aos Bombeiros Voluntários de Salto, pouco depois das 13.30 horas de sábado, e até às 21.30 horas, cerca de três dezenas bombeiros das corporações de Salto, Montalegre e Salvação Pública de Chaves, apoiados por militares da GNR, estiveram envolvidos nas operações de resgate do homem, que será residente na zona de Ermesinde, concelho de Valongo. Sem sucesso.

As causas do acidente ainda não foram apuradas, mas supõe-se que o homem sofreu uma queda em altura para um poço de grande profundidade, na ribeira de Cabril, que por esta altura leva bastante caudal e forte corrente, numa zona próxima da localidade de Xertelo, freguesia de Cabril.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto, Hernâni Carvalho, explicou que, apesar das manobras realizadas para resgatar o homem, "não foi possível encontrá-lo". A meio da tarde, conseguiram localizar as cordas e o material com que o desportista estava a efetuar a descida, mas nada mais.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Montalegre, David Teixeira, o acidente ocorreu num "vale muito encaixado e de muito difícil acesso", em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Refira-se que as equipas de socorro demoraram quase uma hora para chegar, a pé, ao local do acidente.

É por isso que, segundo o autarca, "o vale é muito procurado para a prática deste tipo de modalidades desportivas", como o "canyoning", que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos, nomeadamente cordas.

Fonte: JN