Os Bombeiros Voluntários de Braga (BVB) atravessam sérios riscos de rutura financeira e precisam “urgentemente” de apoio. O apelo foi feito por António Machado, presidente da instituição que, no início da Assembleia Municipal, realizada na quinta-feira, pediu a intervenção mais efetiva do município e da sociedade civil aos bombeiros.
Segundo António Machado “são poucos os apoios que têm recebido” e diz que para que a corporação faça uma boa intervenção no dia-a-dia “precisa de ambulâncias” e “precisa de um novo carro todo o terreno para combate a incêndios florestais”.
Adianta, ainda, que os Bombeiros Voluntários de Braga precisam de um quartel, contudo “não há possibilidades” da parte dos bombeiros para investir numa nova infraestrutura e avisa que “sozinhos não têm possibilidades de fazer nada”. Recorde-se que o projeto foi aprovado e a inauguração do edifício está prevista para junho. Os Bombeiros Voluntários de Braga contam atualmente com 80 elementos que passam por dificuldades financeiras graves.
Em resposta ao pedido de ajuda por parte dos BVB, Ricardo Rio garantiu que o apoio do município aos bombeiros existe. “Já neste mandato foi dada uma colaboração para os bombeiros voluntários, com financiamento para uma viatura que não existiu durante muitos e muitos anos por parte do anterior executivo”. Para além disso, o autarca referiu que o município está a analisar “outras formas de apoio que permitam potenciar um recurso importante”.
Apesar de Ricardo Rio reconhecer o trabalho “importante dos bombeiros”, lembrou que “uma coisa é um apoio ao desenvolvimento do trabalho, outra coisa é ser a câmara a garantir a estabilidade dos bombeiros”, algo que, garantiu “nunca irá acontecer”.
Fonte: Gazeta do Rossio