A campanha de solidariedade nacional “Vamos proteger quem nos protege”, lançada pelo BiG com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses, entregou, no dia 29 de maio, os 305 equipamentos de proteção individual às 61 Corporações de Bombeiros Voluntários Portugueses que foram sorteados em outubro do ano passado.
Com o apoio de todos os portugueses, a Campanha, que arrancou em maio do ano passado, angariou um valor total de 140.500€, que reverteu directamente para a produção destes 305 fatos credenciados, nacional e internacionalmente, e totalmente adaptados para o combate aos incêndios.
A entrega dos equipamentos foi realizada na sede dos Bombeiros Voluntários de Fátima, numa cerimónia onde estiveram presentes Paulo Figueiredo, do BiG, e Jaime Marta Soares, da Liga de Bombeiros Portuguesa, e ainda vários representantes das Corporações que receberam estes fatos. Cada Corporação vencedora recebeu um conjunto de 5 equipamentos de proteção individual, que corresponde ao número de elementos que compõem a equipa de intervenção para o combate ao fogo.
Paulo Figueiredo, do BiG, relembra o motivo que esteve por detrás desta Campanha de solidariedade nacional e assinala a importância desta causa:
“Depois de há cerca de um ano termos tido conhecimento da situação vivida pela Corporação de Carregal do Sal, fomos percebendo cada vez melhor a realidade dos Bombeiros Voluntários Portugueses, nomeadamente o facto de lutarem contra os fogos com fatos desadequados e que põem em risco as suas vidas. Esta realidade impressionou-nos e alertou-nos para a necessidade de fazer algo para reverter esta situação” adianta Paulo Figueiredo, administrador do BiG.
“O envolvimento dos portugueses nesta Campanha, permitindo que o dinheiro angariado tenha revertido para a produção de 305 equipamentos de segurança individual deixa-nos muito satisfeitos e certos de que zelámos pela segurança dos nossos soldados da paz. Mas também estamos também conscientes de que é preciso dar continuidade a esta iniciativa, envolvendo a sociedade civil e as nossas instituições para este problema no futuro”, conclui.
A Campanha “Vamos proteger quem nos protege” arrancou no dia 20 de Maio de 2014, numa cerimónia assinalada pela entrega dos 95 equipamentos de proteção individual à Corporação de Carregal do Sal, e prolongou-se até ao dia 30 de Setembro do mesmo ano.
Este movimento, que procurou a mobilização e consciencialização da sociedade civil para a falta de equipamento adequado para os Bombeiros, apostou no poder das redes sociais e dos blogues para chegar a todos os portugueses, tendo para isso criado um website e uma página de Facebook (que recebeu cerca de 17 mil likes), que foram essenciais para fazer chegar a causa a mais pessoas.
Alguns dos principais blogues nacionais, como os “Bons Rapazes”, “O Alfaiate Lisboeta”, os “Bastidores” e “A Maçã de Eva”, não hesitaram em fazer parte desta campanha, aproveitando os próprios canais online para sensibilizar os seus seguidores a contribuírem para esta iniciativa. Algumas figuras públicas, como é o caso das apresentadoras Bárbara Guimarães e Fernanda Freitas e do tenista Frederico Gil, contribuíram também para a divulgação da campanha “Vamos proteger quem nos protege” junto dos seus fãs.
As corporações da Zona Sul que receberam os 305 equipamentos de proteção individual foram Constância, Entroncamento, Nisa, Bombarral, Pedrogão Grande, Ponte de Sôr, Batalha, Caldas da Rainha, Avisenses, Fátima, Rio Maior.
Fonte: Tinta Fresca