Balanço da Participação do INEM no Rally de Portugal 2015 - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 31 de maio de 2015

Balanço da Participação do INEM no Rally de Portugal 2015


Realizou-se, entre os dias 21 e 24 de maio, a edição de 2015 do Rally de Portugal, na região Norte do País. A coordenação de toda a área da emergência médica foi assegurada, uma vez mais, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Com 86 profissionais envolvidos e 42 meios materiais, o INEM apoiou o Rally de Portugal 2015 do primeiro ao último dia de provas. Ao longo da prova esta Instituição contabilizou 113 ocorrências, as quais, maioritariamente, foram resolvidas nos locais.

Para o gestor operacional do dispositivo, o enfermeiro Ivo Cardoso, “Foi notório o empenhamento de todos e muito positivo o facto de mais de 80% dos casos terem sido tratados e resolvidos pelas equipas INEM, o que se traduziu num número muito baixo de referenciações para as Urgências hospitalares.”

De salientar que o INEM fez apenas 18 evacuações para os Hospitais de S. João e Hospital Pedro Hispano, Hospital de Penafiel e Hospital de Guimarães. Nesse número estão incluídos 4 pilotos, 1 evacuado por helicóptero e 3 de ambulância.

O INEM teve em permanência dois Postos Médicos Avançados (PMA), estando um fixo, situado na Exponor e o outro em deslocação consoante as etapas do circuito para apoio em caso de acidente multivítimas.

No PMA da Exponor foram atendidos 48 doentes dos quais apenas 6 foram evacuados para Hospital. Todos os outros casos foram sempre, prontamente, resolvidos no local, pelas equipas do INEM onde se incluíram 13 médicos, 24 enfermeiros, 23 Técnicos de Emergência, 4 Técnicos Operadores Telecomunicações de Emergência e 1 Psicólogo. A equipa de apoio nas áreas de logística e tecnologias de informação foi de 8 elementos.

Nesta missão estiveram envolvidos 42 meios materiais entre Viaturas Médicas de Emergência e reanimação (VMER), Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), Ambulâncias Emergência Médica (AEM), Moto e Helicóptero, distribuídos pelos diferentes troços do Rally. No local estiveram também, a trabalhar em cooperação com o INEM, 5 corporações de Bombeiros (Vieira do Minho, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar, Santa Marinha do Zêzere e Cruz Branca)

A Missão Rally de Portugal do INEM teve como Médico Coordenador de todo o dispositivo o Diretor da Delegação Norte do INEM, António Táboas que, no balanço final do evento referiu que “O profissionalismo demonstrado pelo INEM com este dispositivo mereceu por parte do ACP e da FIA o reconhecimento aos Operacionais e à equipa de Coordenação do INEM, com o qual me congratulo, sendo de relevar o elevado empenho e dedicação de todos os Operacionais envolvidos.”

INEM