Ao longo do mês de maio, a Câmara Municipal de Palmela e as Associações de Bombeiros do concelho, apoiadas pela União de Freguesias de Poceirão e Marateca e pela Palmela Desporto, E.M., comemoram o Dia Municipal do Bombeiro.
No ano em que as comemorações atingem a sua 15.ª edição, a organização propõe um extenso programa, centralizado na Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Águas de Moura, de acordo com o esquema de rotatividade anual.
Destaque, a 7 de maio, no Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura, para o lançamento do livro comemorativo “Caminhos que convergem – o Município de Palmela e os seus Bombeiros”, trabalho de investigação desenvolvido pela Câmara Municipal, que recolhe memórias e testemunhos dos Bombeiros do concelho, dos seus corpos dirigentes e de todos os que se envolveram neste propósito de homenagear os bombeiros e o seu importante papel na comunidade.
Na mesma ocasião, é inaugurada a exposição “A arte de combater o fogo – século e meio de evolução”, organizada, em parceria, pela Câmara Municipal de Palmela, pela Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura e pelo Museu do Bombeiro do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.
Como habitualmente, o programa contempla, também, a realização de um exercício de atuação conjunta em Águas de Moura, envolvendo as três corporações do concelho (Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura), de um mass training em suporte básico de vida, aberto à população, e de um amplo conjunto de simulacros de sismo e de incêndio, realizados em parceria com a comunidade educativa, para testar os planos de emergência, sensibilizar e educar para uma cultura de segurança.
A completar o seu primeiro ano de existência, a Academia de Proteção Civil de Palmela desenvolveu, já, uma dezena de ações de formação e de sensibilização dirigidas, principalmente, à comunidade escolar e aos trabalhadores do Município e das Juntas de Freguesia, num total de 220 participantes. No âmbito das comemorações, a Academia promove, também, a 6 de maio, uma ação de sensibilização em primeiros socorros, destinada aos alunos dos 3.º e 4.º anos do 1º ciclo, da Escola Básica António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo, e a 21 de maio, uma ação sobre medidas gerais de autoproteção, na Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Pinhal Novo.
Fonte: Metro News