Sismo de 4,6 na Escala de Richter na Ilha do Faial - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sismo de 4,6 na Escala de Richter na Ilha do Faial

Um sismo de magnitude 4,6 na escala de Richter foi sentido na ilha do Faial, Açores, nesta quinta-feira, sem que, até ao momento, se tenham registado danos pessoais ou materiais, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De IPMA, o sismo foi registado às 6h29 (7h29 em Portugal continental) nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores.

O epicentro do sismo, de magnitude 4,6 na escala de Richter, foi registado a cerca de 35 quilómetros a oeste-noroeste da freguesia do Capelo, concelho da Horta, ilha do Faial.

Este sismo, de acordo com a informação disponível, até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho da Horta, ilha do Faial, e no município de Lajes do Pico, na ilha do Pico, segundo o IPMA.

A Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores tinha registado na quarta-feira um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter na freguesia do Capelo, ilha do Faial, Açores.

Na quarta-feira, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores e a protecção civil açoriana revelaram que foram registados 160 sismos numa zona a oeste-noroeste da ilha do Faial desde 19 de Abril, três deles sentidos pela população.

Segundo informação divulgada por aquelas duas entidades, desde esse dia que "tem vindo a ser registada alguma sismicidade" com epicentro entre 37 e 46 quilómetros a oeste-noroeste da ilha do Faial.

Segundo o Centro de Informação, a zona em causa fica numa "faixa de maior actividade sísmica situada entre 15 e 50 quilómetros a oeste da ilha do Faial que já foi palco de significativa actividade sísmica no passado".

"O desenvolvimento deste episódio de maior actividade sísmica tem vindo a ser continuamente acompanhado pelo CIVISA e pela protecção civil açoriana e nova informação será disponibilizada caso se verifiquem alterações ao padrão assinalado", acrescentam as duas entidades.

Fonte: Publico