Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o concelho de Rio Maior está hoje, 3 de Abril, sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, devido ao nível elevado de risco de incêndio.
No distrito de Santarém o caso mais preocupante é o concelho do Sardoal que se encontra em risco máximo de incêndio. Ao invés, os concelhos de Salvaterra de Magos e Benavente são os pequenos preocupantes com risco reduzido de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo, passando ainda por moderado, elevado e muito elevado.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13.00h de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém recomenda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível elevado, não é permitido:
- Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
- Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
- O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lime de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
- A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Fonte: Comercio e Noticias