O novo quartel dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal vai ser inaugurado no próximo domingo, dia 12 de abril, às 15h30.
António Balona, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal considera esta obra “uma mais-valia para os bombeiros de Alcácer, que recebem um dos quartéis mais modernos do distrito de Setúbal.” As obras atenderam à necessidade de criação de mais valências, nomeadamente uma sala de formação, e ao ultimar de pormenores relacionados com as telecomunicações e informática, o que levou à alteração do projeto.
Localizado na antiga Azinhaga Funda, na zona nova da cidade, o edifício foi objeto de uma candidatura a fundos comunitários e contou com apoios municipais. Recorde-se que, tendo em conta as necessidades dos bombeiros, o atual executivo camarário atribuiu-lhes, em 2014, um apoio extraordinário de 150 mil euros. António Balona considera que “a situação económica do país é bastante desfavorável para as associações, mas, com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e com bastante empenho dos Bombeiros, foi possível concluir esta obra”.
O novo quartel, com uma área total de cerca 700m2, tem todas as valências obrigatórias, como a sala de formação, telecomunicações, sala do chefe, refeitório e camaratas masculinas e femininas com os respetivos balneários. Para além destas, a componente social do quartel vai ser reforçada com um espaço de convívio e de restauração aberto também à população. Para António Balona, “esta obra não pretende ser um edifício com luxos, simplesmente queriam criar melhores condições para os nossos bombeiros”. Luís Praguento, 2.º comandante dos Bombeiros Mistos de Alcácer, partilha desta mesma ideia e acrescenta que “é necessário criar formas de auxiliar os cerca de 80 operacionais que apoiam a população, 365 dias por ano”.
Luís Praguento reforça ainda a importância do novo quartel, explicando que “as condições do antigo edifício eram preocupantes, dada a proximidade com o rio, e colocavam em risco o bem-estar dos bombeiros”. A localização do novo quartel aumenta a eficácia na resposta dos Bombeiros, dadas as boas condições de acessibilidade, e ainda permite a existência de uma parada de grandes dimensões, com capacidade para albergar as 19 viaturas da corporação.
Fonte: local.pt