Uma professora, de 41 anos, foi ontem atropelada mortalmente à porta da Escola Básica do 1º Ciclo de Cimo da Serra, em São Pedro da Cova, Gondomar.
Estava com outra professora, de 39 anos, que ficou em estado grave e está internada no Hospital de Santo António, no Porto. O condutor também ficou ferido e recupera no hospital. O acidente ocorreu pouco depois das 14h00, na estrada Dom Miguel, quando Anabela Cardoso regressava do almoço com a amiga. Depois de estacionarem o carro, dirigiram-se à passadeira, que fica a poucos metros da escola. Em sentido contrário, um Ford cinzento entrou em despiste, capotou e abalroou as professoras.
"Ouvi um estrondo e saí de casa. Só vi o carro por cima dela e a colega a gritar por ajuda", contou uma testemunha que estava em casa e, mal se apercebeu do acidente, chamou os bombeiros. Segundo declarações do condutor às autoridades, a causa do despiste terá sido uma vespa que entrou na viatura e o fez perder o controlo do veículo.
No local estiveram as corporações de São Pedro da Cova e Valbom, que transportaram as vítimas para os hospitais. Anabela Cardoso, que esteve sempre inconsciente, ainda chegou a ser submetida a uma cirurgia, mas acabou por não resistir. A Divisão de Trânsito da PSP esteve no local a tomar conta da ocorrência e está agora a investigar as causas do despiste. No estabelecimento de ensino, no qual Anabela trabalhava como professora primária, todos ficaram em choque.
O Agrupamento de São Pedro da Cova decretou o luto para hoje e, por isso, a escola vai estar encerrada durante todo o dia. Anabela Cardoso era casada e deixa uma filha menor.
Fonte: CM