A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou hoje a detenção de um agricultor "suspeito da prática de um crime de incêndio florestal" enquanto fazia uma "queimada" para tentar limpar um terreno no concelho de Vouzela, distrito de Viseu.
Em comunicado, a PJ explica que o homem, de 56 anos, "ateou um fogo com o intuito de limpar um terreno, apesar de o mesmo confinar com uma mancha florestal com largos hectares de extensão" e de "a vegetação onde foi ateado consistir em giesta, tojos e silvas", materiais "altamente inflamável".
"O fogo, que rapidamente se propagou pela floresta de Cambra, concelho de Vouzela, terá consumido vários hectares de floresta", acrescenta a PJ que identificou e deteve o suspeito através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro.
A PJ alerta que estas atuações se têm repetido "na área da competência territorial" daquele departamento, "apesar dos inúmeros alertas e esclarecimentos emitidos pelas entidades competentes".
Em causa está, esclarece aquela força policial, a "realização de queimadas e queima de sobrantes fora das condições legais autorizadas, de forma temerária e desconsiderando os riscos inerentes".
O suspeito agora detido vai ser presente às Autoridades Judiciárias na comarca de Viseu, para primeiro interrogatório e eventual aplicação das medidas de coação tidas por adequadas, acrescenta a PJ.
Fonte: Lusa