Pedro Sousa é o novo Presidente dos Bombeiros de Seia: “Por eles [Bombeiros] tudo Faremos.” - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 7 de abril de 2015

Pedro Sousa é o novo Presidente dos Bombeiros de Seia: “Por eles [Bombeiros] tudo Faremos.”

Decorreu, a 28 de fevereiro, no Salão Nobre do Quartel Sede da Associação Humanitária dos BV Seia, a cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Sociais 2015/2017 da AHBV Seia. O novo presidente, Pedro Sousa disse haver ainda muito por fazer e referiu que o binómio do trabalho vai ser Prevenção/Socorro.

Nesta cerimónia, foi anunciada, em primeira mão, pelo Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, a adjudicação dos Equipamentos Individuais de Proteção, com a exceção das luvas e das botas.

Pedro Sousa é o novo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia (AHBVSeia), sucedendo a Paulo Hortênsio que está agora na Assembleia Geral desta Associação. A cerimónia de tomada de posse decorreu no Salão Nobre do quartel sede daquela associação, no passado mês de fevereiro.

Na tomada de posse, Paulo Hortênsio, atual presidente da mesa da Assembleia Geral, destacou o papel fundamental da Mesa da Assembleia Geral desta Associação, sobretudo pela forma como conseguiu levar a bom porto “a sua missão nobre de enquadrar e de dignificar os órgãos sociais, as funções e a missão de uma Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, “perante um tumulto autêntico” que tinha invadido “esta casa”. “Mais uma vez se demonstra que os órgãos sociais são bons e quando as pessoas têm a humildade suficiente para dignificar os lugares que ocupam, as suas missões são, claramente, positivas, neste caso concreto para as populações, porque esta casa está virada para as populações.”

Paulo Hortênsio salientou que as suas primeiras palavras são para referir “o novo ciclo que se abre, resultante das últimas eleições para estes órgãos sociais. Um ciclo que, reputo, deve ser baseado na serenidade, na lealdade, na amizade, na responsabilidade e, sobretudo, no garante da operacionalidade deste corpo de bombeiros.”

Com grande convicção disse ainda, que “esta Associação tudo fará para fazer e honrar a história de mais de 80 anos que esta casa apresenta. Para os associados e para os bombeiros desta casa, a certeza de que poderão contar com a Mesa da Assembleia Geral para continuar a defender, com todos os meios, aquilo que é a história e aquela que é a glória e memória da AHBVSeia.”

“Qualquer areia que possa surgir será triturada e reduzida a pó. Esta é uma máquina que não pode parar e não parará.”
Pedro Sousa, o novo presidente desta Associação na sua nova etapa referiu que “nesta casa todos vão ser tratados como cidadãos. Não vão existir ideologias, nem títulos, raças ou qualquer distinção. Para nós todos serão pessoas que necessitam de socorro e auxílio. E esta é a nossa resposta”, disse. Agradeceu a todos aqueles que depositaram nestes novos eleitos, “a confiança de governar durante este triénio, neste enorme navio que todos transportam. É um navio como a arca de Noé em que todos lá estamos dentro.”

Referiu, igualmente, “o excelente trabalho” que os seus antecessores realizaram e que, “apesar de várias controversas e muita turbulência que apanharam, permitiu, manter viva e ser capaz de responder às solicitações da instituição.”

Pedro Sousa lembrou “que todos, mas mesmo todos, seremos poucos para tanto trabalho que ainda há para fazer. Liderar é algo complexo e desafiante. Mas quando se trata de desafiar um sistema complexo como este e do qual depende do socorro dos outros, esse processo torna-se ainda mais desafiante. Todos nós temos consciência da importância deste processo de socorro e dos desafios que temos pela frente. Como quem governa um navio sabemos que há momentos de bonança, mas também momentos de tempestade. Mas para isso, o treino em preparação farão desses momentos desafios brilhantes e triunfantes garantidamente.”

Referiu que a principal orientação desta Associação passará “pela prevenção a qual complementará o socorro. Caberá aos órgãos sociais eleitos, o trabalho de prevenção para que todo o corpo ativo possa desempenhar, de forma adequada, o seu socorro. Será este o nosso binómio de trabalho: prevenção e socorro, que depois de oleado, criará uma dinâmica em todas as engrenagens que compõem esta instituição. E – acrescentou -  qualquer areia que possa surgir, será triturada e reduzida a pó. Esta é uma máquina que não pode parar e não parará.”

Pedro Sousa agradeceu aos membros dos órgãos eleitos, que, “de mangas arregaçadas, estão preparados para trabalhar e para levarmos este barco a bom porto.” E extendeu os agradecimentos a todas as Instituições presentes na tomada de posse e que os apoiaram ao longo dos anos e que acredita que vão continuar a apoiar. 

Agradeceu também aos bombeiros que, “para mim, a seguir à população são, realmente, a razão de existência desta casa. Quero dizer que por eles tudo faremos”.

“Bem ou mal, quer gostem ou não, Paulo Hortênsio teve muita coragem, muita convicção para fazer o que fez e o que não fez.”
Paulo Pina, presidente da União de Freguesias de Seia, S. Romão e Lapa dos Dinheiros, com um discurso acutilante começou por realçar a ausência de muitos cidadãos e de muitos bombeiros nesta cerimónia. “Gostaria de ver a sala mais composta, tanto a nível de cidadãos como de bombeiros.

Fonte: JSM