A poucos dias do início da Fase Bravo e da constituição de um Dispositivo nacional de combate aos incêndios florestais, é natural que tudo se centre no operacional.
Para equilibrar as contas, falemos da componente social do bombeiro, que bem precisa de quem olhe por ela.
A bonificação do tempo de serviço prestado pelos bombeiros profissionais e voluntários precisa de uma varredela a sério.
Hoje, tal como está, este "benefício" da bonificação do tempo de serviço não serve para nada e não faz nenhum sentido porque a reforma não se faz pelo tempo de serviço, faz-se pela idade e essa infelizmente não se tira nem se põe, é a que se tem, e qualquer dia vamos para a reforma de bengala, algália e fralda.
Ainda por cima, os bombeiros estão obrigados ao pagamento das contribuições para a Caixa Geral de Aposentações (CGA) ou para a Segurança Social (SS), correspondentes aos anos de serviço bonificados.
É dar com uma mão e tirar com a outra…
Qual é o benefício, afinal de contas?
Os bombeiros que façam as contas aos 11% de contribuição por mês vezes os meses e os anos bonificados e vejam quanto vão ter que pagar...e vejam se compensa...
Os bombeiros têm uma bonificação, mas pagam-na do seu bolso.
Isso é que é estímulo ao voluntariado, um estímulo daqueles, dos valentes, daqueles que se querem bem longe!
Os senhores decisores acabem lá com essa farsa, e pensem num benefício a sério, que já é tempo, mesmo que isso custe mais uns euros ao orçamento.
E que para os Bombeiros, dada a sua natureza de profissão/actividade de risco, mediante tempo de serviço mínimo efectivamente prestado, e hoje há ferramentas aptas a esse fim, seja garantida a antecipação da reforma para os 55/57 anos, sem qualquer penalização, ou
Que seja o Fundo de Protecção Social do Bombeiro a pagar essas contribuições em vez dos bombeiros, se é que a CGA e a SS não podem prescindir do seu recebimento.
Doutra forma, estejam todos quietinhos, que já fazem muito, e poupem-nos ao discurso e às desculpas do costume.
Isto é simples e não tem nada que saber, que faça quem pode e que exija quem deve!
Publicada por Zingarelho Rm