Novo Quartel dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal inaugurado ontem «Os Bombeiros e a população de Alcácer são a razão de tudo isto» - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Novo Quartel dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal inaugurado ontem «Os Bombeiros e a população de Alcácer são a razão de tudo isto»

“Fez-se história em Alcácer do Sal, hoje inicia-se um novo ciclo na vida da cidade e dos bombeiros”, foi com estas palavras que António Balona, Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, começou o seu discurso na cerimónia de inauguração do quartel dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal.

A cerimónia de inauguração do quartel dos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, realizada ontem (dia 12 de abril) com a presença da Ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues e de várias entidades, tais como o Presidente da Autoridade Nacional Proteção Civil; o Comandante Operacional do Agrupamento Distrital Sul; Comandante Operacional Distrital; o Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros Portugueses e o Presidente do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses. Na cerimónia acompanhada pela população de Alcácer do Sal marcaram presença ainda os Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho entre outros convidados. 
É um dia de festa, mas também um dia para prestar homenagem “aos bombeiros da corporação de Alcácer e do país e a todos os que sonharam e se empenharam nas novas instalações”, acrescentou António Balona que agradeceu a todos os que apoiaram os bombeiros para que fosse possível a construção do novo quartel. “O nosso profundo agradecimento ao atual executivo municipal, que aprovou uma verba extra de 150 mil euros para que os bombeiros pudessem mudar efetivamente para as novas instalações”, acrescentou.

Também Valdemar Gonçalves, o Comandante do Corpo de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, lembrou as dificuldades “foi uma luta titânica com dificuldades, avanços e recuos num caminho sinuoso e espinhoso”. De acordo com o responsável, “os bombeiros são a razão disto tudo, as dificuldades que atravessam e o empenho e dedicação tornaram este sonho possível”, acrescentou o Comandante Valdemar Gonçalves que agradeceu igualmente à Câmara Municipal de Alcácer do Sal e à União de Freguesias de Alcácer o apoio que deram. O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, agradeceu a presença da Ministra da Administração Interna e dos representantes dos bombeiros de várias instituições nacionais e dos convidados que marcaram presença na cerimónia referindo mesmo “obrigado por serem testemunhas da abertura desta nova primavera, num ato de inauguração que nos dias de hoje já é raro no país”.
O autarca lembrou a história que envolveu a construção do novo quartel referindo que “cerca de 20 anos são decorridos desde os primeiros passos iniciado por antigos diretores e comando para encontrar alternativa condigna ao velho quartel que apresentava patologias graves, se encontrava continuamente exposto a cheias do grande rio e manifestamente desapropriado para as funções de aquartelamento que lhe estavam confiadas”. 

O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal adiantou que “para trás ficou o tempo do primeiro projeto, o tempo da 1ª candidatura com o forte apoio da autarquia de então; onde enquanto vereador da Proteção Civil pontificava o atual Presidente da ABMAS, António Balona, e Rogério de Brito como Presidente da edilidade. Para trás ficou o tempo do projeto aprovado pela ANPC entregue à Câmara em 30/04/2006 para emissão de parecer favorável por parte da Câmara de então, o qual só viria a acontecer em 2009, 3 anos depois, acarretando perdas de tempo e de financiamento. Para trás fica também o tempo de dificuldades com uma das empresas contratadas, o tempo de candidatura a financiamento comunitário e a intervenção empenhadíssima de diretores e comando da associação de bombeiros. Para trás ficou também o tempo de apoios diversos, de um financiamento comunitário ao POVT e também da Câmara Municipal, em alguns momentos insuficientes face às exigências que um projeto destes acarretava”.

Vítor Proença lembrou ainda que “há 4 anos atrás, enquanto cidadão que seguia com interesse as obras do novo quartel, sempre julguei ser possível com um apoio reforçado do município, concluir rapidamente a obra sempre supondo que tudo seria feito pelo município para que se concluísse a obra em 2012. Os bombeiros mereciam, a situação e as necessidades assim exigiam. Tal, infelizmente, não aconteceu, nessa altura. Perderam-se mais 3 anos”. Vítor Proença concluiu dizendo que “foi por essa razão que entendemos, e entendi, ser decisivo e incontornável que um novo executivo camarário, fosse quem fosse a presidi-lo, em início de 2014, tivesse de apostar forte mal iniciasse funções, no apoio à associação de bombeiros tornando-se num parceiro ativo dos bombeiros no processo de conclusão das obras. Foi isso que fizemos, arregaçando mangas e disponibilizando um apoio extraordinário de 150.000,00€ acrescido do apoio corrente estabelecido em protocolo para que fosse dado o grande apoio que os bombeiros e as obras assim o exigiam”.

A terminar a cerimónia e antes do descerramento da placa de inauguração com a bênção do Padre Ricardo Lameira, foi oficialmente imposta a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau Ouro e Distinto Azul, concedida pelo então Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, por ocasião dos 100º Aniversário da Associação de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal. O último discurso foi da responsabilidade da Ministra da Administração Interna que falou de “uma data marcante para a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, que passam a ter uma infraestrutura de vanguarda com um ganho inegável ao nível da comodidade e bem- estar”. Anabela Rodrigues falou ainda dos “desafios exigentes e da motivação e dedicação incondicional dos bombeiros à causa que servem”. A cerimónia terminou com uma visita às novas instalações e um beberete, num momento de confraternização para todos os que presenciaram a cerimónia como “um dia histórico para o concelho e para o país”.

Fonte: Rostos