Muito Mais que Uma Formação, Uma Mistura de Experiências - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Muito Mais que Uma Formação, Uma Mistura de Experiências


Como prometi no final desta formação, cá estou a escrever tudo aquilo que sinto sobre esta formação que tive o privilégio de fazer ao longo de uma semana, no total de 50 horas com 18 pessoas fantásticas.

Pois então deixo-vos o que queria dizer, mas como no dia seria muita coisa, optei por o fazer desta forma.

Quando a multidão assustada desce correndo as escadas, um grupo inexplicavelmente corre no sentido contrário, são os bombeiros, levando consigo a esperança, a força, a fibra, a honra e o amor. 

Além do peso dos equipamentos, uma história milenar é carregada nos seus ombros, uma história feita de conquistas, de dignidade, de abnegação. Quando Deus parece ser a última solução, eis que surge aquele que talvez nada mais possa fazer, mas a sua presença será vista na eternidade de quem precisou partir. 

É possível que em algumas vezes não parta sozinho, levará consigo aquele que estendeu a mão pela última vez. Mas o bombeiro, continuará subindo vários degraus, mesmo depois que as escadas  acabarem, mesmo depois que o prédio estiver terminado, ainda assim haverá as escadas que os levarão ao merecido encontro de Deus.

Meus amigos, quero com isto dizer-vos que foi uma honra privar ao vosso lado durante os últimos dias, sei, que nos voltaremos a encontrar por esse país fora, muito provavelmente em cenários reais, mas mesmo aí, eu sei que para nós, bastará um olhar para sabermos o que qualquer um de nós estará a pensar.

Sei que foram só 50 horas, mas além das 50 horas foram essencialmente instantes, pequenos instantes, e acreditem que são instantes que nunca mais se esquecerão, porque nestes pequenos instantes, conseguimos fazer com que ficassem grandes momentos.

Como se dizia num desses instantes, o importante é que no final do turno todos regressemos a casa.

Infelizmente nem sempre assim é, mas pelo menos fazemos com que assim seja, e aquele velho provérbio que muito se vê na época dos incêndios em que diz, "Podemos não voltar mas vamos", que seja transformado para sempre num, "Nós vamos, mas sabemos que voltamos".

Meus amigos, saúdo-vos com carinho um a um, em especial aos nossos formadores, um forte abraço Chefe Abel e beijinho Chefe Isabel.

E agora para acabar em grande, e porque só alguns irão entender nunca se esqueçam disto:

Anda toda a gente a rir-se de nós de todos... :) :)