Incêndio que Teve Origem em Sucata Danificou três Casas - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Incêndio que Teve Origem em Sucata Danificou três Casas


Sem uma "intervenção rápida" dos bombeiros teria havido risco de o incêndio se propagar a uma zona de mato que ficava próxima das habitações, referiu responsável da corporação de bombeiros de Ermesinde.

Um incêndio que teve origem num anexo de uma habitação contendo sucata, na freguesia de Alfena, concelho de Valongo, danificou ontem três habitações e mobilizou cinco corporações de bombeiros, informou o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, Emanuel Santos.

Um anexo contendo diversos tipos de sucata, desde televisões velhas, latas de aerossóis, plásticos, vidros, bilhas de gás, explodiu esta sexta-feira ao início da tarde, dando origem a um incêndio que danificou três casas em volta. Numa delas, que ficava a cinco metros, os vidros ficaram partidos, disse o mesmo responsável. 

Emanuel Santos notou que houve risco de o incêndio se propagar para a zona de mato que ficava próxima, se não tivesse havido “uma actuação rápida e musculada” por parte de cinco corporações da zona: no local estiveram bombeiros de Santo Tirso, Valongo, Ermesinde, Areosa e Moreira da Maia, num total de 27 homens e nove viaturas.

Chegaram a arder algumas árvores dispersas e parte de uma zona de cultivo e chegou a pensar-se que “haveria vidas em risco”, mas as pessoas tinham entretanto saído das casas, acrescentou. Não houve nem feridos nem desalojados.

O anexo não cumpria quaisquer normas de segurança, refere o responsável, notando que a Polícia Judiciária esteve no local a investigar as causas ainda não apuradas do incêndio. A ocorrência foi registada às 13h45 e o fogo foi dado como extinto às 15h11 na rua 31 de Janeiro, em Alfena, uma cidade de cerca de 30 mil habitantes do concelho de Valongo (distrito do Porto).

Fonte: Publico