Incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês com uma Frente Activa - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês com uma Frente Activa


Este é o único incêndio florestal activo no país na manhã desta sexta-feira, após um dia complicado com 145 ocorrências registadas.

Ao início da manhã desta sexta-feira havia um incêndio florestal activo em Portugal continental. Trata-se de um fogo que deflagrou pouco depois da meia-noite em Adrão, Arcos de Valdevez, dentro do único parque nacional do país, o da Peneda Gerês, numa zona do distrito de Viana do Castelo, informa a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Segundo dados actualizados às 8h, o fogo "está a progredir em local de difícil acesso aos meios de combate terrestre" e desde as 2h24 que se encontra "activo com uma frente". Ao início da manhã, o incêndio em mato estava a ser combatido por dez operacionais apoiados por duas viaturas. Já depois das 9h houve um reforço dos meios de combate, estando no local 18 elementos, entre bombeiros, militares da GNR e sapadores florestais, e quatro veículos.

Este é o único incêndio florestal activo no país, contabilizando a ANPC outras 12 ocorrências desde a meia-noite, entretanto já resolvidas. Esta quinta-feira foi um dia complicado para a Protecção Civil, com 145 fogos registados – o maior número desde 15 de Março, data até onde recuam as estatísticas de ocorrências na página da ANPC. Os incêndios de quinta-feira estiveram a ser combatidos por 2352 operacionais apoiados por 683 veículos. A dimensão dos fogos obrigou à intervenção dos meios aéreos, que realizaram um total de cinco missões. 

Os incêndios mais preocupantes de quinta-feira, um em Sever do Vouga e outro em Arouca, ambos no distrito de Aveiro, e um outro em Quintãs, Viseu, foram dominados durante a noite. Os últimos dois já durante a madrugada. 

Fonte: Publico