Heliporto do Hospital Padre Américo sem Certificação desde 2011 - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Heliporto do Hospital Padre Américo sem Certificação desde 2011


Em Abril de 2011, a administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) solicitou o encerramento temporário do heliporto situado no Hospital Padre Américo, em Penafiel.

 O encerramento devia durar apenas enquanto se prolongassem as obras de ampliação do Serviço de Urgência, mas mais de um ano depois do fim dos trabalhos de reconstrução do edifício que acolhe aquela unidade, o heliporto continua sem ter a certificação final atribuída pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

A administração do CHTS não vê razões para que tal aconteça, até porque, garante, o heliporto cumpre todas as condições para funcionar normalmente. Diz ainda que, em casos de emergência, o helicóptero do INEM pode aterrar em Penafiel.

Obras no Serviço de Urgência justificaram pedido de encerramento

Em 2011, o Serviço de Urgência do Hospital Padre Américo entrou em obras com o objectivo de tornar mais funcional e amplo aquele espaço. Logo nessa altura, a administração do CHTS, que integra o Hospital de Penafiel mas também o de São Gonçalo, em Amarante, solicitou a encerramento temporário do heliporto que fica situado em frente à entrada do Serviço de Urgência. "Havia uma grua colocada nas imediações e não queríamos, de maneira nenhuma, que a segurança fosse colocada em causa", explica João Barros da Silva, membro do conselho de administração do CHTS.

As obras prolongaram-se até 2013 e, no final desse ano, foi solicitada a reabertura do heliporto. "Reafirmamos esse pedido em Janeiro de 2014", afirma João Barros da Silva. Segundo o também director clínico, o heliporto do hospital de Penafiel cumpre todas as condições exigidas pelas diferentes entidades competentes. "Está tudo perfeitamente operacional. Aliás, o heliporto está a ser monitorizado mensalmente pelos nossos técnicos", diz.

No entanto, contactado pelo VERDADEIRO OLHAR, o Instituto Nacional de Aviação Civil apresenta outra versão. Através do departamento de comunicação, esta entidade responsável pela aviação civil de Portugal não respondeu a várias das questões colocadas, mas referiu que o heliporto de Penafiel continua encerrado. "O heliporto do Hospital de Penafiel (Padre Américo) foi aprovado pelo INAC, I.P. para voos de emergência médica, em operações diurnas e noturnas (H24). No entanto, encontra-se temporariamente encerrado a pedido do próprio hospital, para obras de ampliação do Serviço de Urgência Geral, desde 5 de abril de 2011. Esta situação encontra-se publicada em suplemento ao Manual VFR, com o nº 001/2013 JUL 25", lê-se, sem mais justificações, na nota enviada ao VERDADEIRO OLHAR.

João Barros da Silva não encontra explicação para que, mais de um ano depois de feito o pedido de reabertura, o heliporto de Penafiel continue sem a certificação definitiva. "Não sei o porquê desse atraso. Só posso dizer que vamos continuar a insistir com o pedido de certificação", avança.

O administrador do CHTS diz ainda que este caso não tem causado constrangimentos, até porque "não tem havido necessidade de utilizar o heliporto". "Mas se tal for necessário, o heliporto está em condições para receber voos de emergência médica", finaliza.

Fonte: Verdadeiro Olhar