Parceria já permitiu identificar cerca de 200 terrenos que não estavam devidamente limpos
Prevenir incêndios florestais é o principal objectivo do protocolo estabelecido entre o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e a Protecção Civil Municipal de Alfândega da Fé. O projecto-piloto implementado neste concelho já permitiu identificar cerca de 200 proprietários de terrenos que não os estavam a limpar devidamente, dos quais 185 procederam à limpeza após a passagem dos GIPS pelo local.
O comandante dos Bombeiros de Alfândega da Fé, João Martins, não tem dúvidas que os resultados do projecto vão contribuir para evitar incêndios florestais. “Foram identificadas todas as situações que estavam em incumprimento e mais de 90 por cento dos proprietários regularizou a situação. Muitas vezes os proprietários não procedem à limpeza dos terrenos por falta de informação, e é isso que tentamos transmitir com este projecto. Este sucesso facilita o trabalho dos bombeiros e das próprias populações, uma vez que contribuiu para evitar incêndios”, frisa o comandante.
O projecto de prevenção de incêndios através da sensibilização dos proprietários dos terrenos para as normas de limpeza que devem cumprir, está já a ser alargado aos restantes concelhos do distrito de Bragança.
Fonte: Jornal do Nordeste