Doze concelhos dos distritos de Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Porto apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Vila de Rei, Oleiros (Castelo Branco), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera (Leiria), Miranda do Corvo, Penela, Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital, Góis (Coimbra), Valongo e Vila Nova de Famalicão (Porto).
O IPMA colocou também sob risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Santarém.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 84 incêndios que foram combatidos por 900 bombeiros, apoiados por 279 veículos.
O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, sendo por nuvens altas até ao início da manhã, períodos de chuva ou aguaceiros na região sul a partir do meio da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, tornando-se gradualmente do quadrante sul, e soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, no Algarve e nas terras altas até meio da tarde e pequena subida da temperatura mínima.
Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os15 e os 23 graus Celsius, no Porto entre 16 e 26, em Vila Real entre 11 e 24, em Viseu entre 12 e 24, em Bragança entre 9 e 25, na Guarda entre 10 e 20, em Castelo Branco entre 14 e 24, em Évora entre 11 e 24, em Beja entre 13 e 23, em Coimbra entre 15 e 26, em Leiria entre 11 e 24 e em Faro entre 17 e 20.
Fonte: Lusa