Dois incêndios em Alfena e Valongo, na passada sexta-feira, mobilizaram para o concelho de Valongo 17 corporações de bombeiros e perto de uma centena de homens.
O primeiro incêndio registou-se em Alfena, num foco que teve origem numa espécie de sucata improvisada e acabou por atingir parcialmente duas habitações. O segundo deu-se no Alto da Serra, em Valongo, e consumiu oito hectares de floresta. Os bombeiros conseguiram afastar o perigo existente para algumas fábricas ali existentes.
Um incêndio que teve origem numa sucata improvisada na freguesia de Alfena, afetou sexta-feira, ao início da tarde, duas habitações e mobilizou cinco corporações de bombeiros, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto. A ocorrência foi registada às 13h45 e o fogo foi dado como extinto às 15h11 na Rua 31 de Janeiro, em Cabeda, Alfena. De acordo com a fonte do CDOS, o incêndio afetou "ligeiramente" duas habitações, não tendo, no entanto, provocado "nem feridos nem desalojados". No local estiveram as corporações de bombeiros de Santo Tirso, Valongo, Ermesinde, Areosa e Moreira da Maia, num total de 27 homens e nove viaturas.
Ainda os bombeiros faziam o rescaldo das chamas em Alfena e nova chamada alertava para a ocorrência de novos focos em Valongo, no Alto da Serra. Segundo Bruno Oliveira, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo, o alerta foi dado pelas 15h30. Chegados ao local depararam-se com três focos, num incêndio que lavrava já com grande intensidade, junto à auto-estrada A4. Segundo o responsável as chamas chegaram a andar próximas de uma unidade fabril, conseguindo-se, porém, afastar o perigo. Nas proximidades existe uma habitação que, segundo Bruno Oliveira, nunca chegou a estar em perigo. Por precaução e para uma melhor circulação dos bombeiros a PSP cortou ao trânsito um troço da EN15.
O incêndio foi combatido por 58 homens de 12 corporações, nomeadamente Valongo, Ermesinde, Moreira da Maia, Areosa, Santo Tirso, Aguda, Valadares, Leixões, S. Mamede Infesta, Pedrouços, Crestuma e Carvalhos. O incêndio foi dominado pelas 17h15 e extinto pelas 19h00. Arderam oito hectares de floresta.
Fonte: Verdadeiro Olhar