A situação que vivem os bombeiros profissionais Portugueses (sapadores, municipais, profissionais das AHB e a Força Especial de Bombeiros-FEB) e degradante, inqualificável e coloca em causa a sua segurança e a segurança das populações!
O Governo e as Câmaras Municipais através da Associação Nacional de Municípios - ANMP, não podem produzir ante-projectos que colocam em causa uma Carreira Profissional composta por técnicos que garantem eficazmente a segurança da população do nosso País. Não podemos aceitar que, através de projectos inconstitucionais, e retrógrados coloquem em risco uma carreira (nalguns casos como mais de 600 anos ) contribuindo para distanciar ainda mais os bombeiros profissionais portugueses dos seus congêneres europeus com prejuízo para a segurança das populações.
Nos bombeiros e proteção civil em Portugal o problema fundamental não é falta de recursos económicos (dinheiro) mas sim a sua gestão, e retidão da aplicação desses mesmos recursos e uma aposta fundamental que não se verifica, nalguns casos, há mais 10 anos, nos recursos humanos, na formação e na actualização formativa dos quadros contribuindo para uma falta de chefias e organização no socorro em geral e nas maiores cidades do País em particular, onde estão sediados os bombeiros profissionais da Administração Local.
A ANBP/SNBP irão, de novo entregar dia 13 de Abril ao Senhor Secretario de Estado da Administração Local o ante-projecto elaborado pela ANBP/SNBP e a Secretaria de Estado da Administração Interna no âmbito de um Grupo de Trabalho constituído por iniciativa desta Secretaria de Estado e a ANBP/SNBP no início da Legislatura do actual Governo. Esta atitude e sem dúvida uma falta de empenho dos nossos governantes que depois de 4 anos de reivindicação preparam agora " a pressa" e a poucos meses do final da legislatura um documento tão importante para a segurança de pessoas e bens e do Nosso País.
Estamos alerta e preparados, para depois desta época festiva, LUTAR pelos nossos direitos e pela segurança das populações, que no acto de juramento quando iniciamos a nossa carreira, fizemos na DEFESA das populações, do patrimônio do Nosso País e de Portugal!
Estamos preparados para NOS DEFENDERMOS
não tenham dúvidas!
Boas Festas a todos os Bombeiros Portugueses e suas famílias.
Fernando Curto