Combate aos Fogos Florestais do Distrito de Setúbal Plano de Operações Distrital Apresentado no Montijo - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Combate aos Fogos Florestais do Distrito de Setúbal Plano de Operações Distrital Apresentado no Montijo

Montijo recebeu, no dia 24 de abril, no auditório da Escola Profissional, a apresentação do Plano de Operações Distrital – DECIF 2015, no qual foram revelados os meios operacionais do Dispositivo de Combate aos Fogos Florestais do Distrito de Setúbal perante dezenas de operacionais da proteção civil, dos bombeiros e autarcas do distrito.

A cerimónia contou com a presença de Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, de José Manuel Moura, Comandante Operacional Nacional da Proteção Civil, de Patrícia Gaspar, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Setúbal e de Elísio de Oliveira, Comandante Operacional do Agrupamento Distrital do Sul. 

Nuno Canta classificou os incêndios florestais como um “drama”, relembrando que “o momento agora é de ação e de mudança e é isso que os Planos Operacionais Distritais têm vindo a concretizar. Importa assumirmos coletivamente uma nova atitude na defesa do ambiente e no respeito pelo património florestal”.

A apresentação do Plano de Operações Distrital – DECIF 2015 esteve a cargo da Comandante Patrícia Gaspar que assumiu a defesa da floresta contra os incêndios “como um desígnio nacional. Esta ameaça só pode ser combatida se transformarmos a nossa ação individual em poder coletivo”, afirmou
O Comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura, revelou a perspetiva do dispositivo do distrito de Setúbal passar a contar com um helicóptero que ficará localizado na Base Aérea do Montijo e afirmou que “o problema dos incêndios florestais não é o combate”, revelando a sua grande preocupação com o número de ignições registadas todos os anos que é muito elevado dada a dimensão do território nacional. 

O Plano de Operações Distrital – DECIF 2015 evidencia algumas alterações face a 2014, nomeadamente, a criação de um auxiliar de bolso com o Sistema de Gestão de Operações disponível para todos os agentes envolvidos no combate aos incêndios; um reforço das equipas de combate no distrito durante os meses de verão mais críticos; um maior trabalho de proximidade com as juntas de freguesia e os serviços municipais de proteção civil; e um novo veículo de comando e comunicações para o distrito. 




Fonte: Rostos.pt