No quartel dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior estão quase concluídas as obras que irão concentrar todos os serviços de comando e administrativos num único espaço, cuja separação será feita apenas através de portas e vidraças.
Francisco Colaço, Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Rio Maior, afirmou ao Comércio & Notícias que “a corporação ganha maior operacionalidade neste novo espaço que há muito era desejado”.
O Presidente dos Bombeiros explicou ainda que “a ideia será transferir a sala de comunicações para uma das novas salas. Noutra das salas irá ser criado um gabinete de crise que servirá para reunir nas alturas que há ocorrências de maior dimensão e em que são necessárias outras forças intervir no terreno, como é o caso do serviço municipal de Proteção Civil e GNR. A sala maior será onde fica o comandante, o 2.º comandante e o adjundo de comando”, frisou.
Também a parte administrativa irá mudar-se para esta nova sala, “a secretaria da direção que se situa no 1.º andar irá instalar-se também neste novo espaço porque ajuda na transferência dos papeis. Estando aqui a central de comunicações, o comando e a secretaria tudo junto se for preciso qualquer coisa com facilidade se trata da questão sem haver necessidade de andar a subir e a descer escadas”, referiu Francisco Colaço que afirma ainda que “esta obra só foi possível porque a Junta de Freguesia de Rio Maior se disponibilizou para arranjar homens e bens materiais. Foi a Junta de Freguesia que possibilitou poupar-mos uma verba ainda considerável porque tudo o que foi demolição, retirar entulho, toda a obra de construção civil foi feita com a ajuda da Junta de Freguesia e isso possibilitou-nos minimizar bastante o custo total da obra que rondaria os 45 mil euros”.
A finalizar, Francisco Colaço, afirmou: “Quero deixar uma palavra de agradecimento não só ao executivo da Junta de Freguesia de Rio Maior mas também aos seus colaboradores, que com dedicação, entrega e a amizade que nos une ajudaram a criar uma nova valência que já era necessária à operacionalidade do Corpo de Bombeiros de Rio Maior. Portanto foi em boa hora que criámos esta parceria no sentido de arranjar condições para melhorar o dia-a-dia dos nossos bombeiros”, concluiu.
Para Luís Filipe Santana Dias, Presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior, “existe uma excelente articulação entre a Junta de Rio Maior e os Bombeiros, por isso foi com todo o prazer que colaborámos nesta ação. Temos uma proximidade muito grande com os bombeiros e fazemos questão de estar sempre presentes no teatro de operações que ocorrem na freguesia e isso dá-nos algum conhecimento de causa para perceber onde é que estão as necessidades e sentir na pele as dificuldades que eles sentem, portanto não tínhamos obviamente outra escolha por assim dizer se não apoiá-los em mais este desafio.
É uma situação que há Junta de Freguesia orça em pouco dinheiro mas que para esta associação representa uma grande ajuda a nível financeiro. Pese embora tenhamos posto aqui alguns materiais o que contribuímos mais foi com a mão de obra que para nós tem um custo fixo, e julgo que conseguimos juntar aqui o melhor de dois mundos, ou seja aproveitar o período de Inverno, que é um período de pouca ação da Junta de Freguesia na rua, porque as condições climatéricas prejudicam de alguma forma o exercício desta autarquia e aproveitámos esse tempo para fazer esta obra”, explicou o Presidente da Junta, que realçou ainda:
“Sabendo que esta não é uma competência própria da Junta, nem nunca será obviamente, o que aqui está em causa é o interesse público e quando isso acontece nós chegamo-nos à frente e damos o ‘peito às balas’, foi o que fizemos porque acreditamos que o bom serviço que os bombeiros prestam é sempre um bom serviço a favor da população. Por isso, nesse sentido, estaremos sempre disponíveis para ajudar neste tipo de obras”, concluiu Luís Filipe Santana Dias.
Paulo Cardoso, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, afirmou também que “esta é uma obra que já estava planeada há muitos anos, houve essa oportunidade agora e ainda bem que o foi porque nunca é tarde. Temos a certeza que a aproximação de valências será muito proveitoso para a corporação”, referiu.
Embora a inauguração oficial desta obra só esteja prevista para o Verão é ideia da direção dos bombeiros que este novo espaço esteja totalmente operacionalizado no início do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, que ocorre em meados de Maio.
Entretanto, no espaço onde atualmente se situa a sala de comunicações irá ser criada uma sala de chefes e no 1.º andar, no espaço da secretaria, será criada uma nova sala de arquivo.
Fonte: Comercio e Noticias