Dezenas de casas e estabelecimentos comerciais da baixa de Alcácer do Sal ficaram hoje inundados devido à chuva intensa que caiu durante a tarde, disse à agência Lusa o presidente do município, Vitor Proença.
"A situação é muito grave", disse o autarca comunista, acrescentando que, "durante 45 minutos esteve a chover torrencialmente e isso afetou imenso a via pública e as casas das pessoas, principalmente na zona baixa da cidade".
"A chuva intensa entupiu os sumidouros, arrancou muita calçada e provocou estragos na via pública", disse Vítor Proença, salientando que foram acionados rapidamente os serviços da Proteção Civil, com a intervenção dos bombeiros e de equipas operacionais da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
De acordo com o autarca, a chuva intensa em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, foi a causa principal dos problemas que ocorreram hoje à tarde, mas as obras de requalificação das ruas da baixa, realizadas pelo anterior executivo, de maioria PS, também contribuíram para agravar a situação.
"Foi uma obra de 2,7 milhões de euros mal executada", disse o autarca comunista.
Uma opinião partilhada pelo comandante dos Bombeiros de Alcácer do Sal, Valdemar Gonçalves, também ele convicto de que as obras na zona da baixa "diminuíram a capacidade de escoamento" das águas pluviais.
"Parece-me que as obras realizadas recentemente na marginal reduziram a capacidade de escoamento na zona baixa de Alcácer do Sal", disse.
O comandante dos Bombeiros de Alcácer do Sal disse ainda que a chuva intensa deixou várias zonas da cidade intransitáveis e provocou alguns aluimentos de terras.
Fonte: Noticias ao Minuto