Carros Novos Vão Chamar Automaticamente o 112 a partir de 2018 - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 28 de abril de 2015

Carros Novos Vão Chamar Automaticamente o 112 a partir de 2018

Todos os carros ligeiros vendidos a partir de 31 de Março de 2018 terão de estar equipados com um aparelho que informa automaticamente os serviços de emergência quando há um acidente. Este sistema, pensado há mais de uma década e chamado eCall, foi aprovado nesta terça-feira pelo Parlamento Europeu, em votação final.

O eCall é accionado sempre que há um choque. O equipamento envia directamente para o Serviço de Emergência Europeu 112 informações como a localização da viatura, o sentido da marcha, o número de pessoas a bordo e os cintos de segurança utilizados.

Na prática, funciona como se fosse uma chamada para o 112. Mas a transmissão é automática, mesmo que os ocupantes estejam inconscientes. Como alternativa, o equipamento também pode ser accionado manualmente.

O objectivo é encurtar em 40 a 50% o tempo de resposta dos serviços de emergência e evitar 2500 mortes anuais nas estradas. Por ano, morrem cerca de 26.000 pessoas em acidentes de automóvel na União Europeia.

“O eCall é algo que o Parlamento Europeu vem pedindo desde 2003”, disse o eurodeputado português Carlos Coelho, que representou o grupo do Partido Popular Europeu nas negociações com os governos nessa matéria.

A ideia de tal sistema levantou dúvidas em relação à protecção de dados pessoais dos condutores. A solução encontrada foi garantir, na legislação, que os veículos não sejam rastreáveis através do sistema e que só se guardem as suas últimas três posições, de modo a permitir que se saiba em que direcção segue.

Equipamentos semelhantes já estão disponíveis em automóveis à venda nalguns países, como nos Estados Unidos. A General Motors, por exemplo, comercializa o serviço de segurança OnStar, com base numa assinatura mensal ou anual. Outras marcas, como a Mercedes-Benz, incorporam nalguns modelos equipamentos que tentam minimizar o risco de acidentes ou reduzir a sua severidade.

Fonte: Publico