A Câmara Municipal da Batalha recebeu, no dia 16 de abril, o Comandante Operacional Distrital, Sérgio Gomes, bem como os oficiais de ligação da Guarda Nacional Republicana e Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, com o objetivo preparar o dispositivo de combate a incêndios florestais para o ano de 2015.
A reunião, que teve por objetivo a apresentação do dispositivo para 2015 proposto para o Distrito de Leiria e para o Concelho da Batalha em particular, contou com a presença de várias entidades, nomeadamente os presidentes das juntas de freguesia, o comando do posto da GNR da Batalha, o comando do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da base da GNR de Alcaria, o chefe do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR, o comando e a direção dos Bombeiros Voluntários da Batalha e a Autoridade de Saúde Municipal.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil pretende envolver todos os parceiros com atuação na defesa da floresta contra incêndios, principalmente trazendo as juntas de freguesia para o dispositivo, pois são quem melhor conhece o terreno e a população.
A reunião permitiu rever os bons resultados atingidos pelo dispositivo nos últimos anos, nomeadamente na área do Município da Batalha, em termos de ocorrências e área ardida e ainda abordar alguns projetos para a proteção das florestas e combate aos incêndios florestais.
Neste particular, em colaboração com o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Base de Reserva de Alcaria, o Município da Batalha irá dar continuidade ao designado Plano de Operacionalização de Fiscalização do DL nº 124/2006, assegurando a limpeza dos matos e demais material combustível numa faixa de proteção de 50 metros nas proximidades as habitações.
Note-se ainda que em 2014 este Plano Operacional identificou 953 infrações num conjunto global de 38067 prédios que foram fiscalizados pelos GIPS e que se traduziram em 301 horas de patrulha na prevenção e minimização dos riscos de incêndio.
Fonte: MB