Os Bombeiros Municipais de Leiria assinalaram ontem, quarta-feira, 122 anos de serviço, data que Artur Figueiredo, Comandante da corporação, considera "mais do que nunca fundamental".
Numa cerimónia que contou com diversas entidades militares, policiais e civis, Artur Figueiredo destacou ainda "o bom resultado" das sinergias conseguidas entre os vários corpos de bombeiros e as iniciativas que estão a decorrer para sensibilizar a população em geral e os mais jovens em particular para o trabalho desenvolvido pelos soldados da paz.
O responsável afirmou ainda que os Bombeiros Municipais são hoje “a primeira resposta a situações de emergência e socorro”.
Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, felicitou os bombeiros e considerou que “as distinções devem ser feitas a quem as merece". "Para quem viveu ou sofreu na pele os efeitos de algumas situações complicadas, rapidamente percebe a justiça de as entregarmos todos os anos entre os bombeiros", explicou.
“O INVESTIMENTO em valores superiores a um milhão de euros ao longo dos anos realizado nos Bombeiros Municipais e esta cerimónia pretendem responder justamente à necessidade de lembrar, com orgulho, o papel que vos cabe”, referiu Raul Castro.
Nuno Miguel de Matos Narciso e Rui Miguel Pereira Domingues, ambos bombeiros de 2ª classe, e Vasco António Ribeiro Santos, bombeiro de 3ª classe, receberam a medalha de assiduidade “Grau Ouro 20 anos”.
Com o “Grau Cobre 5 anos” foi distinguido Ivan Miguel Jesus Ferreira, Já os graus "Ouro" e "Cobre" da Medalha de Serviços Distintos foram entregues a Dominiciano Marques Godinho, bombeiro de 1ª classe, e Humberto José Luís Morgado, Álvaro José Inácio Oliveira, Nuno Miguel de Matos Narciso e Rui Miguel Pereira Domingues, de 2ª classe, e David Rogério Silva, Rui Miguel Lopes Carnide e João Carlos Ledo Ventura Primo, de 3ª classe, respetivamente.
Fonte: Região de Leiria